sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cancellieri defende princípo ‘jus soli temperado’

Para a ministra do Interior a cidadania italiana deve ser concedida aos filhos de estrangeiros que tenham estudado no país
 
"Sou favorável à concessão da cidadania aos filhos de estrangeiros nascidos na Itália que tenham frequentado a escola no nosso país, com base no princípio 'jus soli’ temperado”. A afirmação é da ministra do Interior Annamaria Cancelliere, e foi feita ontem em Roma, durante a apresentação do Relatório sobre os Direitos dos Refugiados e dos Imigrantes.

A ministra falou ainda sobre o acordo da Itália com a Líbia, reafirmando que "nenhum de nós quer deixar de respeitar os direitos humanos dos imigrantes, dos refugiados e dos migrantes: se alguém desrespeitá-los, iremos puni-lo e se houver erros, iremos corrigi-los".

Cancellieri informou que atualmente existem cerca de 28 mil imigrantes nos centros de acolhimento distribuídos por todo o território nacional, com “um custo muito elevado”.

Sobre os requerentes de asilo, a ministra disse que todos os pedidos serão examinados. “Até agora 30% dos pedidos tiveram resposta favorável. Há um grande empenho por parte do Estado na tentativa de dar respostas o mais rápido possível. Estamos concedendo inclusive permissões de estadia para facilitar a entrada destas pessoas no mercado de trabalho".

Cancellieri confirmou que o Centro de Acolhimento de Lampedusa, na Sicília, será reaberto e que os imigrantes ilegais que evetualmente chegarem à ilha serão sucesivamente acompanhados aos demais centros distribuídos pelo país. O centro terá  capacidade para cerca de 300 pessoas.

www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: