sexta-feira, 15 de junho de 2012

“Os imigrantes são um componte essencial da econonia e da sociedade italianas”, diz Napolitano

Presidente da República enviou mensagem em ocasião da Conferência sobre Imigração realizada no Senado
 
Os estrangeiros que vivem e trabalham na Itália são um componente chave da economia e da sociedade. A afirmação é do presidente da República, Giorgio Napolitano, em uma mensagem enviada à vice-presidente do Senado, Emma Bonino, em ocasião da conferência “Imigração: desafio e necessidade", realizada ontem em Roma pelo Partido Radical.

"Os trabalhadores estrangeiros são um componente essencial da nossa economia, especialmente nas atividades de assistência e apoio a pessoas, nos serviços, na construção civil, no setor industrial, na agricultura e na pecuária; mas há ainda uma forte presença de imigrantes entre os trabalhadores autônomos. Os imigrantes são também parte do tecido social e cultural da Itália, com participações significativas, principalmente os de segunda geração, nas artes, na literatura e nos esportes", disse.

"A contribuição dos imigrantes é fundamental também para revertermos a tendência de baixa natalidade no país, que em ausência dos estrengeiros, nos colocaria diante a uma preocupante situação de envelhecimento da população.  Junto com os numerosos benefícios, o fenômeno da imigração traz consigo tensões que não devem ser subestimadas e novos desafios para a sociedade que os recebe”, afirmou o presidente.

"Tudo isso exige das instituições um constante empenho em promover plenamente a integração, garantindo o princípio da legalidade, sem descuidar da observância dos direitos humanos e da dignidade das pessoas, mesmo em casos difíceis de adminsitrar como expulsões, repatriamentos e despejos”, disse Napolitano.

"Uma correta percepção da imigração por parte da opinião pública requer uma comunicação responsável por parte da mídia, se se pretende evitar a ansiedade social e os odiosos episódios de intolerância”, acrescentou.

www.agoranoticias.com.br

Nenhum comentário: