quinta-feira, 21 de junho de 2012

Verão sem riscos. Conselhos para trabalhadores que cuidam de idosos

Identificar os indivíduos a risco, prevenir complicações e agir em caso de emergência. Ministério da Saúde lança guia em sete idiomas.
 
São dias de alerta na Itália atingida pela onda de calor devido o anticiclone “Cipião Africano”. A situação é particularmente perigosa para os idosos, tanto que o Ministério da Saúde publicou um guia (em seis idiomas) com uma lista de recomendações para as “badanti” que assistem os velhinhos italianos. O manual ensina a identificar as pessoas a risco, reconhecer os sintomas de mal estar devido o calor e, ainda, orienta sobre como prevenir os problemas e a agir em caso de emergência.

Manter a casa fresca, fechando as janelas e as cortinas ou ligando o ar condicionado ou ventiladores, recomendar o uso de roupas ligeiras pelas pessoas assistidas, além de uma dieta rica em fruta, verdura e líquidos, evitando o consumo de bebidas alcoólicas, com gás ou muito açúcar e gelo, são alguns conselhos que o Ministério da Saúde dá para as “badanti”. O guia destaca ainda que as assistentes devem privilegiar passeios em áreas verde, evitando de sair de casa com os idosos nas horas mais quentes.

Caso tais precauções não forem suficientes, e o assistido continua passando mal com o calor, o conselho é chamar o 118. Enquanto se espera a chegada dos médicos, o Ministério aconselha medir a temperatura do idoso, hidratá-lo dando-lhe água para beber e refrescá-lo, por exemplo. com uma espuma, mas nunca ministrar-lhe medicamento para diminuir a temperatura, como aspirina e tachipirina.

Guia do Ministério da Saúde não foi traduzido para a língua portuguesa, mas as “badanti” brasileiras podem consultar as versões em italiano ou espanhol.

www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: