quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cartilha orienta brasileiros que trabalham no exterior

O Ministério das Relações Exteriores, em associação com a Ford Models e a Confederação Brasileira de Futebol, lançou a "Cartilha de Orientações para o Trabalho no Exterior: modelos, jogadores de futebol e outros profissionais brasileiros", ampliando a assistência prestada às comunidades brasileiras em outros países.

O documento esclarece dúvidas e faz recomendações. A cartilha integra um conjunto de ações de governo de combate ao tráfico internacional de pessoas e de proteção do cidadão brasileiro no exterior.

Na relação de orientações há desde a exigência, por parte dos trabalhadores brasileiros, de que os contratos sejam escritos também em português, como sugestões sobre ter o mínimo de conhecimento de inglês e verificar detalhes relativos ao alojamento, à forma de pagamento e aos direitos.

O documento adverte ainda que há ameaças entre os chamados intermediadores - pessoas que negociam no Brasil em nome das autoridades estrangeiras -, pois há inúmeros casos de profissionais que pagam a essas pessoas e depois são abandonados à própria sorte. Há relatos de episódios na Tailândia, por exemplo.

Na cartilha, há recomendações claras para que os brasileiros que se sintam discriminados ou prejudicados no exterior procurem os consulados e embaixadas. De acordo com o documento, as representações diplomáticas procurarão ajudar, dando condições para contatos com os parentes no Brasil e apoio na Justiça, se necessário.

A cartilha elaborada pelo Itamaraty tem 35 páginas e as ilustrações foram feitas por crianças. Nelas há jogadores de futebol com a camisa da seleção do Brasil, dançarinas e modelos. Na última parte há um glossário e um item sobre contatos úteis.

Clique aqui para baixar a cartilha

Rivista digitale Oriundi

Nenhum comentário: