segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cônsul Luiz Henrique Fonseca se despede da comunidade brasileira na Itália

Após quatro anos à frente do Consulado Geral do Brasil em Milão, o embaixador Luiz Henrique Fonseca deixará a Itália para assumir o Consulado Geral em Istambul, na Turquia. Fonseca, que será substituído pelo embaixador Renan Leite Paes Barreto, divulgou à comunidade brasileira uma carta de “Despedidas e agradecimentos”, que  publicamos na íntegra: 

DESPEDIDAS E AGRADECIMENTOS
Deverei, proximamente, assumir a chefia do Consulado-Geral em Istambul, cuja jurisdição, à semelhança do que ocorre em Milão, abrange o principal pólo econômico nacional. A Turquia é um dos países que mais crescem no mundo, membro do G-20 e onde se apresentam excelentes oportunidades de parcerias empresariais. Tenho a certeza, portanto, de que novos e interessantes desafios me aguardam naquela cidade, ao mesmo tempo histórica e moderna, onde a Europa se encontra com a Ásia.

Ao aproximar-se a data de minha partida, não poderia deixar de expressar palavras de gratidão pelo valioso apoio que sempre recebi para o cumprimento de minha missão: de minha mulher e companheira de vida, das autoridades brasileiras e locais, dos diplomatas e funcionários do Consulado em Milão, dos colegas da Embaixada e do Consulado em Roma, da comunidade brasileira e dos italianos com vínculos com o Brasil. Quero agradecer muito especialmente aos parceiros institucionais, sempre  disponíveis a apoiar iniciativas propostas pelo Consulado-Geral, tais como Banco do Brasil, TAM Linhas Aéreas, Agência Ítalo-Brasileira de Indústria e Comércio Brazil Planet, PROMOS, RIAL – Rede Itália-América Latina, JBS/Salumificio Rigamonti, etc. Graças à colaboração de todos, pude celebrar o 7 de Setembro, sempre com muitos convidados, nos anos em que aqui estive.

Quando cheguei a Milão, no início de novembro de 2008, já encontrei um Consulado considerado modelo. Assim, meu objetivo primordial era manter seu alto padrão de qualidade. Hoje, ao fazer um balanço destes quase 4 anos de trabalhos, posso afirmar que o objetivo não só foi alcançado, como ainda superado, pois com o empenho de meus colaboradores conseguimos introduzir novas boas práticas consulares: atualização da nossa página eletrônica, agendamento on-line; cadastramento de brasileiros residentes nesta jurisdição, com mais de 9.330 cidadãos que já receberam matrícula consular e carteira de identificação, permitindo, assim, a transmissão de circulares informativas, bem como contatos com familiares no Brasil, em casos de emergência; a realização de 29 consulados itinerantes, que, com o suporte das lideranças locais, têm permitido acesso a todos os serviços consulares, inclusive emissão de passaportes, para moradores de localidades distantes de Milão; o restabelecimento do Conselho de Cidadãos, que vem facilitando o diálogo do Consulado com os compatriotas; o aprimoramento dos serviços consulares de segunda geração, assistência social em favor dos mais  necessitados, dos detentos e das mulheres em situação de vulnerabilidade, com a criação do projeto ‘Mulher Brasileira em Primeiro Lugar’ e a participação no programa piloto DISQUE 180.

Destaco também inovações no âmbito da promoção comercial, como a criação do “Investing Brazil Tour”, em cidades estratégicas (dentre outras Gênova, Turim, Bolonha e Veneza), para cuja realização foi fundamental o papel da Agência Brazil Planet (vide www.brazilplanet.it), com o apoio das Câmaras de Comércio e das Federações das Indústrias. Ademais, foram várias as  missões governamentais e empresariais brasileiras que recebi em Milão, dentre as quais as lideradas pelos Governadores do Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O SECOM também apoiou muitos outros eventos, alguns envolvendo visitas ministeriais, cabendo citar a participação nas feiras mais importantes em toda a jurisdição (tais como as de turismo, de calçados – em Milão –, de mármore, de vinhos – em Verona –, de cosméticos – em Bolonha –, de livros – em Turim), além da presença nas semanas da moda e do design (vide o sucesso no último Salão do Móvel de Milão das mostras Brazil S/A e Rio + Design); a promoção de vinhos brasileiros em colaboração com a IBRAVIN e os irmãos Campana; o acompanhamento de fóruns internacionais (como, entre outros, o World Regions Forum e a Conferência Itália, América Latina e Caribe).

Inúmeras, igualmente, foram as iniciativas culturais, algumas das quais com o apoio do Instituto Brasil-Itália – IBRIT. Dentre os eventos patrocinados pelo Consulado, destaco concertos clássicos, shows de música popular, encontros de capoeira, os festivais anuais de Bolonha, o famoso Latinoamericando no verão milanês, as comemorações dos 50 anos de Brasília, bem como festivais de cinema, exposições de artistas plásticos, apresentação de livros, peças teatrais, manifestações  esportivas. As estreitas relações mantidas com as universidades da jurisdição facilitaram o apoio aos professores leitores e aos estudantes brasileiros, bem como a oferta de estágios de trabalho no Consulado para jovens universitários.

Em suma, foi um período de variadas e profícuas atividades. Ao apresentar minhas despedidas, com uma saudação especial à comunidade brasileira do norte da Itália e a todos os italianos vinculados ao meu País, gostaria de desejar boa sorte a meu sucessor, Embaixador Renan Leite Paes Barreto, que vem de uma experiência exitosa na chefia do Consulado-Geral em Lisboa.

EMBAIXADOR LUIZ HENRIQUE FONSECA
Cônsul-Geral do Brasil em Milão

www.agoranoticias.com.br

Nenhum comentário: