sexta-feira, 27 de julho de 2012

Nas redes sociais como nos poemas de Homero

Roma - Os mecanismos de relação que entram em jogo nas redes sociais se parecem muito mais aos descritos nos poemas épicos - como Ilíada e Odisséia, que aos grandes romances da era moderna.


      Em um estudo publicado na revista Europhysics Letters, Padraig Mac Carrone e Ralph Kenna da Universidade de Coventry analisaram o texto da Ilíada, o poema inglês Beowulf e o épico irlandês de Tain Bo Cuailnge. A pesquisa mostrou que as interações entre os personagens de todos os três mitos são consistentes com as observadas nas redes sociais da vida real. Os pesquisadores também compararam os mitos com quatro óperas narrativas modernas: Ricardo III, Os Miseráveis, O Senhor dos Anéis e Harry Potter. 


      ''Não estamos dizendo que os vários eventos realmente ocorreram, ou que as pessoas retratadas nas histórias são reais. O que afirmamos é que a sociedade como um todo e as interações entre os personagens parecem realistas", disse Mac Carrone.



      Os pesquisadores criaram um banco de dados para cada uma das três histórias e registraram as interações entre os personagens: 716 na Ilíada, 404 no Tain e 74 em Beowulf. A cada personagem foi atribuído um número, um nível segundo a sua popularidade ou conexões com os outros personagens. As relações entre eles foram analisadas utilizando dois critérios específicos: cordialidade e hostilidade. 


www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: