segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ministro da Integração quer combater o racismo na web


alt
Depois de ouvir imigrantes e hebreus, o ministro Andrea Riccardi iniciou discussões com a ministra da Justiça para encontrar medidas para combater o ódio racial disseminado por meio da internet 

Preocupado com o aumento dos fenômenos racistas e de intolerância na internet, o ministro da Integração, Andréa Riccardi, está discutindo com a ministra da Justiça, Paola Severino, medidas para “limitar a disseminação do ódio racial pela web”.“A rede não deve ser demonizada. É um instrumento imprescindível de comunicação e liberdade, mas o alarme ao ódio racial cresce de maneira exponencial, sobretudo num momento delicado como este que estamos vivendo. Depois de ter ouvido associações de imigrantes e as comunidades hebraicas, considero importante começar a discutir com a ministra Severino ações para conter o ódio racial na web”, disse.

“Temos uma série de instrumentos no país para atingir a propaganda racista feita por meio de manifestos, faixas, jornais, declarações públicas e sites registrados na Itália. Mas é complicada uma intervenção em sites e blogs com conteúdos racistas, xenófobos e antisemitas, em língua italiana e frequentemente acessados por usuários italianos, que são hóspedes de provedores com sedes no exterior, em países com uma legislação diferente”.

“Para outros crimes odiosos, como a pedopornografia, foram desenvolvidos instrumentos que permitem limitar o fenômeno, punindo também os freqüentadores não ocasionais, por meio de acordos de cooperação internacional entre as polícias de diversos países. Isso permite limitar também o acesso desses sites na Itália. Agora se trata de entender, a nível técnico e jurídico, como essa experiência possa ser transferida para atingir os semeadores de ódio e violência na web”, finalizou.


www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: