sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Rede de Mulheres no Mundo promove a convivência na Itália

altPrêmio Melograno valoriza iniciativas de mulheres em favor da integração de imigrantes. As vencedoras desta edição foram Mirela Macovei, romena, e Giuseppina Casarin, italiana

As vencedoras da primeira edição do Prêmio Melograno para a Convivência Civil, organizado pela Fundação Nilde Iotti, são Mirela Macovei, romena, presidente da cooperativa “New Hope”, com sede a Caserta, e Giuseppina Casarin, italiana, fundadora do coro “Voci dal Mondo”. O objetivo da premiação é reconhecer, valorizar e incentivar o trabalho e as iniciativas em favor da integração de imigrantes no território italiano, independentemente da nacionalidade, religião ao posição política.

O evento, realizado no dia 19 de outubro na Bienal Ca’ Giustinian de Veneza, faz parte de uma manifestação mais ampla e toda ao feminino que deu início à criação da Rede das Mulheres no Mundo. Segundo Livia Turco, deputada do PD e presidente da fundação, “a idéia é construir um recíproco reconhecimento e um trabalho comum entre italianas e imigrantes e valorizar as competências e a atuação na vida pública das mulheres imigrantes”.

O encontro contou com a participação de mais de 50 mulheres, entre italianas e estrangeiras, de diferentes regiões e setores de atividade, entre jornalistas, advogadas, estudantes, presidentes de associações culturais e voluntárias, que apresentaram relatos de experiências pessoais e reflexões sobre as palavras-chave da Carta Europeia dos Direitos Fundamentais: dignidade, liberdade, igualdade, solidariedade, cidadania e justiça. As reflexões sobre os valores da convivência e as reivindicações em favor de “uma Itália melhor e um mundo de paz” estão reunidas na Carta de Veneza.

“A criação desta Rede permitirá que nos conheçamos de perto, italianas e mulheres do mundo que vivem no nosso país, para construirmos uma relação positiva entre nós, e para promovermos as capacidades e os talentos das mulheres imigrantes no cenário público a fim de que sejam protagonistas da vida social, política e cultural da Itália”, afirma o texto.

Entre os objetivos comuns previstos na Carta de Veneza estão a luta pelo direito à cidadania italiana para as crianças nascidas ou crescidas no país, pela dignidade do trabalho em todos os setores, e o apoio à iniciativa empresarial feminina”.

Para maiores informações visite o site www.fondazionenildeiotti.it.

www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: