sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Prorrogado contrato de funcionários que lidam com imigração

altGarantidos outros seis meses para os 650 precários da imigração

O contrato de trabalho de 650 funcionários públicos que lidam com imigração em comissariados de polícia e nas prefeituras, que se encerra no  31 de dezembro de 2012, foi prorrogado por outros seis meses.

A decisão foi anunciada pelo chefe do Departamento das Funções Públicas, Antonio Naddeo, após um encontro com representantes sindicais e deve atingir também funcionários de outras repartições públicas. A medida está contida em uma emenda à lei de estabilidade e autoriza a prorrogação dos contratos para outros seis ou sete meses (ou seja, até o mais tardar, 31 de julho de 2013), quando a questão deverá ser tratada pelo próximo governo.

"Em uma reunião anterior, o Ministério do Interior havia prometido, embora não oficialmente, uma extensão de 12 meses, para os quais tinha sido providenciado um pacote de financiamento. O anúncio de Naddeo é, portanto, pior  do que esperávamos. Espero que a administração possa fazer mais com relação ao nosso caso ", disse Fabrizio Spinetti, coordenador do sindicato FP - CGIL junto ao Ministério do Interior.

Os “precários da imigração” são apenas uma pequena parte dos 250 mil trabalhadores temporários da administração pública. Sem a contribuição destes funcionários, toda a burocaracia relacionada à vida e ao trabalho dos estrangeiros na Itália corre o risco de ser paralisada, desde a gestão das permissões de estadia e dos processos de reagrupamento familiar, até os ingressos por cotas e as regularizações de trabalhadores clandestinos.

O Ministério do Interior sabe que não pode abrir mão destes trabalhadores e, portanto, todos esperam por uma prorrogação do atual contrato. Muito menos óbvio, porém, é o caminho para a estabilização definitiva da situação de trabalho destas pessoas.


Elvio Pasca
www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: