sábado, 22 de dezembro de 2012

A história do Panetone - Da Itália para o mundo




A história do Panetone: Da Itália para o mundo


Uma receita de origem italiana bastante conhecida no Brasil, o panetone provêm de uma história de amor.

Conta a história mais famosa sobre a criação do panetone, que um jovem morador da cidade de Milão no século XV, apaixona-se pela filha de um padeiro, buscando uma maneira de surpreender o pai da moça, que não aceitava o namoro, ele se disfarça de ajudante de padeiro e cria um pão doce. O pão tornou-se destaque na padaria pelo seu tamanho incomum para a época e por apresentar, no seu ápice, a figura moldada de uma cúpula de igreja.

O jovem criador desta deliciosa receita, hoje apreciada por pessoas de diversos países, atribuiu a autoria da receita a Toni, o pai da moça. O movimento da padaria cresceu significativamente e os clientes pediam pelo "pão de toni". O nome deste pão doce sofreu algumas modificações, até ser denominado como atualmente: panetone.

Não se sabe se esta lenda é verídica ou não, no entanto, a autêntica receita do panetone aprimorou-se pelos séculos, através de novas técnicas de preparação e melhoria das matérias primas utilizadas. Milão, cidade localizada ao Norte da Itália, foi a grande irradiadora da tradição de consumir panetones nas festas natalinas, a qual estendeu-se para as cidades do sul da Itália e alastrou-se para os demais países do mundo.

As inovações
Já no mês de outubro as vendas de panetone começam esquentar. As empresas investem em novidades para atrair os clientes menos tradicionais, ou o público infaltil, que não são muito adeptos ao panetone comum.

Nos últimos anos os panetones tradicionais vem dividindo espaço nas prateleiras com panetones recheados de mousse de chocolate preto e branco, floresta - negra, coca-cola, sorvete e as duas últimas invenções doce de leite e goiabada. A invenção do jovem italiano se adaptou aos gostos brasileiros e virou febre no nosso natal

Características culinárias e nutricionais do panetone

Durante a fabricação, o panetone passa por um processo de fermentação natural, o que garante a maciez e consistência esponjosa características deste pão.

O panetone é um alimento rico em carboidrato, nutriente que fornece energia para o desempenho das atividades físicas e mentais do organismo. Mas, quem se preocupa em manter a forma deve ficar atento, pois a quantidade de gordura presente no panetone é considerável e ele deve, portanto, ser consumido com moderação.

Nas festas de Natal e Ano Novo não deixe de saborear o panetone; mas fique alerta, pois ele fornece grande quantidade de energia e, nesta época do ano, o consumo alimentos ricos em gorduras aumenta acentuadamente. Sempre considere a presença de oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs e amendoins) e frutas secas (uvas passas, figo, ameixas e damascos) camufladas nas diversas preparações de Natal. É comum nas ceias de final de ano, pratos que envolvam carnes, arroz, farofa e saladas acompanhadas de frutas secas e oleaginosas, que tornam as receitas bem mais calóricas.

As frutas cristalizadas, que são ingredientes típicos do panetone, contêm muito açúcar, devido ao processo de fabricação e a técnicas de conservação; portanto, elas são mais calóricas do que as frutas naturais. As gotas de chocolate contidas no chocotone fornecem maior valor energético, se comparadas com as frutas secas e cristalizadas do panetone. O sorvete, utilizado como recheio do sorvetone, nem se fala.

Dessa forma, é importante saber avaliar quais são os ingredientes presentes nas receitas típicas das festas de final de ano, para não exagerar na dose e acabar consumindo pratos muito calóricos; afinal, quem deseja iniciar o ano com uns quilinhos a mais?

Valor calórico de pães típicos das Festas de Final de Ano por fatia (80 g)
Pão Valor calórico (Kcal)
Chocotone Nestlé 320
Colomba pascal amêndoas Visconti 239
Colomba pascal chocolate Bauducco 298
Panetone Nestlé 280

Receita de Panetone de Natal

Ingredientes:
• 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
• água
• 1 colher de café de castanhas
• 1 colher de sopa de essência de panetone
• 800 g de farinha de trigo
• 30 g de fermento
• 1 colher de frutas secas
• 1 colher de leite desnatado
• 1/2 colher de margarina light
• 3 ovos
• 1 colher de chá de sal
• suco de 1 laranja

Junte o fermento, os ovos, o suco de laranja, o leite desnatado, a água morna, a essência de panetone e o sal no liquidificador, e deixe bater bem até obter uma massa homogênea, tendo o cuidado de desligar na metade do processo para acrescentar o açúcar. Junte as frutas, as castanhas e a farinha aos poucos e misture bem com as mãos até obter uma massa lisa e mole. Coloque numa forma própria para panetone e deixe descansar (deixe crescer até a massa transbordar). Depois leve ao forno, pré-aquecido, durante 40 minutos. Se quiser embalar, espere 24 horas.

http://gulanews.sites.uol.com.br/panetone.html
foto arquivo virtual google

Nenhum comentário: