sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Despesas caem 30% com soluções da vovó

Roma - Economizar com detergentes, sabonetes, alvejantes, mas também com produtos de beleza e para o bem-estar? Isso é possível, ajudando inclusive a reduzir em até 30% os custos de gestão da casa. É o que afirma a Coldiretti, convidando a redescobrir os chamados "remédios da vovó", do leite estragado para limpar a prataria, ao vinagre branco para dissolver o calcário (a água na Itália vem de rochas calcárias, que entopem os canos), à água quente misturada ao limão para as vidraças brilharem. São todos métodos naturais e amigos do meio ambiente, relacionados aos produtos da terra e utilizados por nossos antepassados e as astutas mulheres que trabalhavam nos campos para otimizar o que tinham e sem desperdício de dinheiro.

      Daqui a iniciativa lançada por empresárias da Coldiretti de oferecer nos agroturismos e fazendas aulas didáticas de economia doméstica de outrora, que no último dia 16 teve sua primeira aula demonstrativa na sede da entidade de agricultores em Palazzo Rospigliosi

      Em detalhe, os detergentes ecológicos faça-você-mesmo ilustrados derivam inteiramente de plantas aromáticas e medicinais. Por exemplo, para obter um detergente multiuso poderoso basta colocar em infusão ramos de tomilho, louro, alecrim, sabugueiro e fitolaca (que entre outros usos funciona como tensoativo natural) em uma base de vinagre ou álcool por um período que varia de um a três meses. Já para ter um desengordurante eficaz, se coloca em infusão cascas de limão em álcool puro por pelo menos três meses, como se faz para obter o limoncello. Mas há também dicas valiosas para uma beleza natural, como a máscara contra os pontos negros à base de abóbora e nata, ou compressas para pele oleosa à base de suco de laranja e limão. 

      Da economia doméstica surgem excelentes dicas para a limpeza da casa, acrescenta a Coldiretti, como o uso do vinagre para limpar o vaso sanitário e as torneiras. O vinagre também limpa o ferro de passar, enquanto um pano embebido em água quente e suco de limão é ótimo para limpar os vidros das janelas. 

      Os conselhos contra o desperdício se estendem ao uso do leite estragado (coalhada) para limpar a prata ou o iogurte vencido para passar em peças de latão e devolver-lhes o brilho original. 

      À mesa também é possível tirar proveito dos 'remédios das vovós' para eliminar o desperdício, utilizando as sobras de comida para preparar almôndegas, omeletes, pizzas recheadas e saladas, entre outras delícias. Até porque um pouco de esforço com o desperdício de alimentos é muito bem-vindo, observou o presidente da Coldiretti Sergio Marini, em se considerando que "a Itália tem um prejuízo anual de cerca € 11 bilhões" com comida que vai parar no lixo e que poderia ser reaproveitada. 


www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: