quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Redescobrir restaurantes destruídos por terremoto

Bolonha - Após a primeira etapa, aquela da emergência e da solidariedade pós-terremoto, começa agora a segunda fase, para que o mundo da gastronomia e dos serviços de qualidade emiliano-romagnoli voltem à normalidade. 

      Intitula-se "Restaurantes Abertos" a iniciativa da associação Chef to chef. O convite, lançado entre outros por Massimo Bottura, um dos membros mais famosos deste clube seleto que reúne os restaurateurs estrelados da região, é para visitar um dos mais de 30 restaurantes e produtores atingidos pelo desastre natural do ano passado.

      ''Nessas situações, disse Bottura durante a coletiva de imprensa de apresentação no restaurante Leoni de Bolonha, somos todos iguais, e devemos nos colocar à disposição dos outros. É isso que tornou a Emilia uma gigante e a Chef to chef existe para isso. Ajudar aqueles que precisam, quando precisam, valorizando aquilo que está enraizado em nosso território, do bairro do peixe na Romagna aos frios de Piacenza''.

      A partir de ontem  (23) e até 20 de maio (data do primeiro tremor) os restaurantes prepararam menus que brindam os clientes com pratos criados justamente com as excelências do território, cujos produtores foram por sua vez atingidos pelo terremoto. 

      Em seguida, entre 20 e 29 de maio (dia do segundo abalo sísmico) será o tempo dos eventos especiais. ''A alta cozinha que se coloca a serviço das terras baixas, algo extraordinário'', disse o assessor regional da Agricultura, Tiberio Raboni, entre os parceiros da iniciativa.

      ''Nós convidamos todos a conhecer pelo menos uma vez os restaurantes atingidos, comentou por sua vez Alessio Malaguti, da "Trattoria la Rosa dal 1908" de Santo Agostinho. Onde existe acolhimento, existe o desejo de reconstruir''. 

www.italianos.it

Nenhum comentário: