sábado, 20 de abril de 2013

Giorgio Napolitano é eleito Presidente da Itália

Roma - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, de 87 anos, foi reeleito após se recandidatar ao cargo na manhã de hoje diante do impasse político no país.
  
Napolitano recebeu uma ovação dos membros do Parlamento ao superar a maioria simples de 504 votos, ou seja 50% mais um.
  
O ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi disse que "hoje é um dia especial para nossa república". "Agradeço ao presidente Giorgio Napolitano pelo espírito de serviço e pela generosidade pessoal e política com a qual ele concordou em prosseguir os seus esforços e seu trabalho em um ambiente tão difícil e incerto", acrescentou.
  
Logo após divulgar que se concorreria novamente à Presidência, Napolitano disse que o que o movia era "o sentimento de não poder escapar a noção das minhas responsabilidades para com a nação".
  
"Confio [que meu sentimento] corresponda a uma análoga noção coletiva de responsabilidade", concluiu, na ocasião.
  
O líder da legenda de centro-esquerda, Pierluigi Bersani, explicou hoje que houve "um amplo acordo" entre os partidos para pedir a Napolitano que tentasse se reeleger.
  
Ele acrescentou que, durante conversas realizadas nesta madrugada, os representantes políticos chegaram à conclusão que pedir a reeleição do atual presidente era a única saída para o impasse político. 

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Nenhum comentário: