terça-feira, 30 de abril de 2013

Hoje 30.04 - Marcia Peltier entrevista Carlos Eduardo Barata

Uma viagem pelas origens da formação das famílias brasileiras.
É o que você vai ver hoje, terça-feira, 30 de abril, 23 h, no Marcia Peltier Entrevista, que recebe o pesquisador Carlos Eduardo Barata, o Cau Barata.





Ele cursou engenharia e arquitetura. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia. Atuou como professor de história, arte e cultura do Rio de Janeiro, na Riotur. Tem várias publicações,entre elas o (já esgotado) ‘’Dicionário das Famílias Brasileiras’’.
Eis parte da divulgação do progama pelo canal CNT
- Cau,muita gente acha que genealogia é coisa de ‘’nobre’’, de quem procura descobrir o brasão da família e etc. È por aí mesmo?
 
"Não,a genealogia independe da origem. Não é só o rei que tem memória. Qualquer pessoa...Nasceu,tem genealogia’’, fala.
- E como alguém que queira levantar suas próprias origens deve começar a pesquisa?
 
“Deve-se escolher um parente e iniciar a pesquisa por ele. E neste momento é importante tentar conversar com outros parentes ou pessoas conhecidas que lembrem desse parente, que tenham histórias sobre ele para contar. E neste primeiro momento é importante dar atenção a qualquer tipo de história, até as que parecem mais loucas’’, diz.
- Nas suas pesquisas,você fez descobertas interessantes. Uma delas é sobre o nome Cavalcanti não é?
 
“Sim, eu afirmo que as pessoas que tenham o sobrenome Cavalcanti com ‘’i’’ ou Cavalcante, com ‘’e’’, são todas da mesma família. É a maior família brasileira’’.
- E qual o sobrenome que mais existe no país?
 
“Silva é o mais comum.Mas nem todos os Silvas tem laços de parentesco, mas os Cavalcanti sim’’, comenta.
- Outro dado que chama atenção é sobre a questão da participação dos italianos na formação do povo brasileiro, não é?
 
“A imigração italiana no Brasil é uma verdadeira potência. Posso garantir que cerca de 16% dos brasileiros tem origem italiana’’, declara.
Você também faz pesquisas sobre o patrimônio histórico do Rio de Janeiro, certo?
 
‘’No Rio temos uma riqueza patrimonial muito grande. Na Praça XV, por exemplo, temos arquiteturas dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI, todas juntas, no mesmo local. É um verdadeiro museu a céu aberto’’, afirma.

Na entrevista, Cau Barata conta ainda um detalhe sobre a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808. Segundo ele, o número de portugueses que desembarcaram aqui com Dom João VI foi muito menor do que o que se achava até hoje.

Você vai gostar de ver o pesquisador genealogista Cau Barata, no Marcia Peltier Entrevista, direto da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, hoje , terça-feira, 30 de abril, às 23h na CNT.
__._,_.___

Nenhum comentário: