quinta-feira, 16 de maio de 2013

Festival das Colônias é atração no aniversário de Nova Friburgo, RJ

Colônias de imigrantes que chegaram na cidade participam do evento.
Programação começa nesta quinta-feira (16) e vai até o domingo (19).

Juliana Scarini Do G1 Região Serrana
 
Parque do Cão Sentado, em Nova Friburgo (Foto: Matews Puga / Arquivo Pessoal) 
Parque do Cão Sentado, sómbolo da cidade.
(Foto: Matews Puga / Arquivo Pessoal)
 
Em comemoração pelos seus 195 anos, Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, preparou diversas atrações que acontecem na Praça do Suspiro desta quinta-feira (16) até o domingo (19), homenageando as colônias de imigrantes. O Festival das Colônias, que faz parte da programação do Mês das Colônias, promete ser a retomada de eventos que deverão entrar para o calendário. Uma das colônias participantes será a do Líbano, através da culinária típica, dança e folclore em sua programação.

“Uma grande preocupação das colônias sempre foi trazer de volta a memória cultural que essas nações deixaram para nós. Iniciativas como esta fomentam o turismo e preservam a nossa história”, afirmou o representante da colônia libanesa, Gilberto Sader.

A Casa do Líbano Friburguense, numa ação conjunta com a prefeitura, está preparando uma apresentação da banda sinfônica Euterpe Friburguense sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto e participação especial do cantor irlandês Noel, interpretando canções dos Beatles e outros sucessos dos anos 60 e 70. o evento também conta com danças folclóricas e do ventre.

Outra atração será o Quarteto Eclético, formado por um grupo de amigos que resolveu se unir para fazer música de qualidade. No repertório, um mix de música popular que vai sucessos nordestinos ao pop rock. Já no cardápio, quibe, esfiha, kafta e hamus tahline estão entre os escolhidos para atrair friburguenses e turistas.
 
Colônia austríaca também participa do evento
Delícia pode ser acompanhada por molhos, limão ou cremes (Foto: Reprodução/TV TEM) 
Delícia pode ser acompanhada pelo limão.
(Foto: Reprodução/TV TEM)
 
“Brasil e Áustria têm uma relação antiga e profunda. Especificamente em Nova Friburgo, a imigração deixou uma herança cultural que pode, até hoje, ser revisitada em festivais como esse”, declarou Lola Vonbun, representante da colônia austríaca no município, ao falar sobre o Festival das Colônias. A participação da Áustria no evento será marcada por sua rica cultura e gastronomia.

E para resgatar a história da colonização, haverá apresentação de músicas folclóricas com Felipe Ventura no acordeom, e, na culinária, uma variedade de pratos doces e salgados que prometem agradar ao paladar de friburguenses e turistas. Destaque para a sopa de gulasch, salsichão, quiches, apfel-strudel, tortas, biscoitos, além de vinho quente.
 
Italianos preparam comidas típicas
A colônia italiana preparou um cardápio especial para os quatro dias de festa, além de  apresentações culturais. Ronaldo Vanzillota, representante da colônia italiana, ressaltou que os italianos chegaram em Nova Friburgo logo depois dos suíços e dos alemães, e que, quando se comemora o aniversário de uma cidade, não tem como deixar de celebrar a herança cultural deixada por cada colônia.

Lasanha com pernil desfiado (Foto: Reprodução / TV Globo) 
A lasanha italiana fará sucesso no festival
(Foto: Reprodução / TV Globo)
 
Em seu estande, os italianos oferecerão diferentes pratos de massas. A macarronada, o nhoque e a lasanha serão servidos com duas variações de molho. E para acompanhar os pratos típicos, como manda a tradição italiana, a colônia irá vender vinho.

Suíços farão apresentações folclóricas
O grupo folclórico da colônia suíça fará a apresentação de dança no domingo (19) às 16h30. Os dançarinos, embalados pela música típica e paramentados com vestimentas características, prometem encantar o público. E no estande dedicado à gastronomia suíça, fondues, chocolate quente, crepes e produtos da Queijaria Escola (queijos e chocolates) serão vendidos ao longo do festival.

O fondue de chocolate é uma sobremesa muito apreciada por turistas que visitam Nova Friburgo (Foto: Divulgação/Daniel Marcus) 
Suíços levam, o chocolate para o festival.
(Foto: Divulgação/Daniel Marcus)
 
Para Geraldo Thuler, representante da colônia suíça em Nova Friburgo, o Festival das Colônias mantém viva parte da história do município.

“Festivais que enaltecem a cultura das colônias e a importância de cada uma delas na origem de Nova Friburgo, resgatam os costumes não apenas para os descendentes de imigrantes, mas também para toda a população. Isso é história e não pode ser esquecida”, destacou.

Delícias portuguesas serão atração no Festival
Os doces são a principal aposta da colônia portuguesa. Sendo assim, as tortas, o pastel de Belém e o docinho do céu não podem faltar. Mas, apesar do bolinho de bacalhau ser salgado, este é o prato mais procurado em festas tradicionais da cultura lusitana.

A colônia portuguesa, além de participar do Festival das Colônias, também marcará presença no desfile comemorativo do aniversário de Nova Friburgo nesta quinta-feira (16)  juntamente com outras colônias que fazem parte da história do município.

“Estar no desfile dos 195 anos de Nova Friburgo e ainda participar do Festival das Colônias mostra que a colônia portuguesa ainda está respirando no município”, enfatizou Thereza Cariello, responsável pela colônia portuguesa na cidade.

Espanhóis, pan-africanos e japoneses também participam do evento
Pratos tradicionais da culinária espanhola como paella, empanadas, croquetes, compota de maçã e sangria também poderão ser apreciados pelos visitantes.  A paella foi escolhida para ser o prato principal da colônia no festival por ser a comida mais conhecida da gastronomia espanhola. Outro destaque será a bebida chamada de sangria, que consiste em um coquetel composto por vinho, champanhe e frutas, muito tradicional na Espanha.

Caldo de feijão preto, do bar Papo, Pinga e Petisco. (Foto: Photo5/Divulgação) 
O caldinho de feijão vai esquentar o frio.
(Foto: Photo5/Divulgação)
 
A presidente da colônia pan-africana, Ilma Santos, disse que a colônia vai oferecer caldinho de feijão e vaca atolada, iguarias muito apreciadas na cidade, principalmente nesta época de frio. Está previsto, também, o famoso acarajé, preparado por Antônio Carlos Costa, baiano radicado em Nova Friburgo.

Já a colônia japonesa de Nova Friburgo, servirá o yakisoba,  que se tornou conhecido no município após a colônia começar a difundir o prato em eventos beneficentes e almoços comunitários. A receita, à base de shoyu, macarrão especial, carnes diversas, legumes e verduras, é originária da China, mas indispensável nas festas tradicionais japonesas.

O karê é um prato tradicional do Japão, feito com curry, legumes e carne. Mas o pastel é a herança gastronômica japonesa, muito popular no Brasil. A receita original da gyoza foi modificada por descendentes de imigrantes japoneses na década de 1940, que adaptaram ingredientes brasileiros no recheio e na massa. Durante o festival em Nova Friburgo, algumas variações de sabores poderão ser apreciadas.


Para conhecer um pouco mais da programação, é só acessar o site do evento.

Nenhum comentário: