quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hospedarias de imigrantes

As hospedarias de imigrantes eram estruturas especificamente criadas a partir da segunda metade do século XIX para receber cidadãos estrangeiros recém-chegados ao Brasil, que seriam posteriormente destinados a colonatos e fazendas no interior do país ou mesmo a serviços urbanos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

As hospedarias recebiam predominantemente imigrantes europeus, mas também havia árabes e japoneses (a partir de 1908). Muitos dos imigrantes chegavam com alguma enfermidade e necessitavam ficar em quarentena antes de seguir viagem e as hospedarias eram encarregadas de atendê-los. A hospedaria de São Paulo teve até mesmo um hospital, localizado no imenso complexo do bairro da Mooca, às margens da linha férrea.

Os imigrantes normalmente eram contratados por companhias colonizadoras assim que chegavam, portanto, as hospedarias dispunham de intérpretes para possibilitar a comunicação com os estrangeiros.

Entre as mais importantes hospedarias que funcionaram no Brasil, destacam-se:


Em outros países do continente americano também foram criadas hospedarias para a recepção de imigrantes. As mais importantes são:

Dados da Wikipédia
fotos arquivo Google



Hospedaria de imigrantes São Paulo



Hospedaria de imigrantes Ilha das Flores - RJ


Nenhum comentário: