sábado, 10 de agosto de 2013

Curiosidades - 8 Mitos do Mundo do Vinho



1. Quanto mais caro, melhor.
No mundo do vinho há nenhum parâmetro que nos afirme que um vinho que custa R$ 500 será melhor do que um que custa R$ 50. Sempre existirá o parâmetro preço-qualidade, mas isso é definido somente depois de ter provado o vinho, nunca antes.

2. Quanto mais velho, melhor.
Afirmar que um vinho velho (envelhecido) é muito bom simplesmente pelo fato de ser velho não é correto. Nem todo vinho é elaborado para ser armazenado por um longo tempo. Na realidade a maioria dos vinhos que encontramos no mercado são vinhos que estão prontos para serem degustados e, portanto, o tempo só irá  fazê-los perder muitas das suas qualidades.

3. O vinho tinto é bebido à temperatura ambiente.
Se a temperatura ambiente a qual nos referimos é referente ao nosso clima privilegiado, de nenhuma maneira. Um vinho tinto, em geral, deve ser degustado entre 16 ° C e 18 ° C. É nesta temperatura que poderemos apreciar as suas qualidades, tanto da boca e do nariz. Se a temperatura for mais alta, alguns vinhos podem nos parecer pesados ou com alto teor alcoólico e isso irá prejudicar a experiência. Lembre-se que essa afirmação é somente uma verdade para o inverno europeu ocidental!

4. Cheirar a rolha pode lhe dizer muito sobre o vinho.
Cheirar a rolha não lhe dirá nada sobre a qualidade do vinho. A rolha se entrega para que possa ser verificada se não está danificada, se apresenta mofo ou que demonstre sinais de alguma infiltração grave… Então, não pague o mico de cheirar a rolha pensando que você está demonstrando que é entendido, ok?

5. É necessário taças diferentes para vinhos diferentes.
Há taças projetadas para destacar as qualidades de certos vinhos e isso melhora a nossa experiência e percepção, mas acreditar que não tendo as taças adequadas não será possível desfrutar das qualidades de um vinho  é totalmente falso

6. O vinho branco é para a carne branca e o vinho tinto é para carne vermelha.
A harmonização é o que existe de mais difícil. Há muitos fatores que podem melhorar ou piorar o sabor de um prato com este ou outro vinho,mas é falso dizer que para o tinto  carnes vermelhas e para o branco carnes brancas.  Para você avestruz é o quê?  Carne Branca (ave)? Pois ela harmoniza maravilhosamente com vinhos tintos!

7. O melhor vinho branco é o tinto.
Todos os vinhos têm suas virtudes e desprezar qualquer uma  delas é um grande erro. A experiência de perceber as características individuais de cada tipo de vinho é o objetivo a perseguir  por qualquer um que realmente queira aprender alguma coisa sobre o vinho.

8. A denominação de origem está diretamente relacionada com a qualidade.
Este mito está muito relacionado com o vinho espanhol ou italiano. A denominação é apenas um conjunto de orientações que garantem que um determinado processo, dentro de uma região, está sendo seguido. Mas este processo não garante que o vinho é de alta qualidade.


http://blog.vinateria.com.br

Nenhum comentário: