sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cinema na Mesa leva gastronomia e filmes italianos ao Sul do RJ

Nesta sexta-feira (20), 'O Jantar' será exibido no Restaurante Rosmarinus.
Festival chega ao segundo fim de semana; evento segue até domingo (22).

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde
 

Poste de La Cena, "O Jantar", de Ettore Scola (Foto: Divulgação) 
Direção de "O Jantar" é de Ettore Scola
(Foto: Divulgação)
 
 
O festival Cinema na Mesa continua neste fim de semana (20 a 22), em Visconde de Mauá, distrito de Resende (RJ). Nesta sexta-feira, a programação gira em torno da cultura italiana. O filme "O Jantar" (La Cena, 1998) será exibido no restaurante Rosmarinus, que irá servir um jantar com cardápio típico da Itália. Um dos pratos principais é o Stinco di Vitello alla Toscana, à base de carne de vitela — veja a receita abaixo.

A atração une duas artes: gastronomia e cinema. No festival, são realizadas exibições em restaurantes, que preparam pratos inspirados nos longas — é preciso fazer reservas antecipadas. No primeiro fim de semana do evento, que começou na sexta-feira passada (13), também foram realizadas mostras gratuitas de filmes no campo de futebol de Visconde de Mauá. Veja a programação completa da atração.

De acordo com o dono e chef do Rosmarinus, Julio Buschinelli, a escolha do longa precendeu a do cardápio. "'O Jantar' retrata uma noite em um restaurante em Roma. Escolhi porque esse tipo de jantar que existia muito antes — existia alguma coisa em São Paulo ou mesmo em Roma — é difícil de encontrar hoje. 

Era contato pessoal entre as pessoas, não é tão isolado como hoje, quando as pessoas de uma mesa não conversam com as da outra. Quero retratar o modo que exista nesse tipo de restaurante", explicou.

Julio conta que os pratos mostrados no filme não são os mesmos que serão servidos, já que ele não busca a reprodução, mas "o modo de fazer italiano". "Quero retratar comida italiana não tradicional, tando que estamos servindo assado, servindo prato de vitela", diz ele. O chef explica que, além de conferir o filme e aproveitar, quem passar pelo restaurante também poderá descobrir curiosidades sobre o longa-metragem com um "comentarista de cinema" que estará no local.

As atrações do festival continuarão no sábado, quando haverá um almoço de comida brasileira e exibição do filme "Depois Daquele Baile" (2005) no restaurante Caminho da Roça. Já no domingo, o encerramento do evento será no Hotel Buhler, onde será apresentado o longa alemão "Simplesmente Martha" (Bella Martha, 2001), acompanhado de um almoço com cardápio da mesma nacionalidade.


Cinema na Mesa: Stinco de Vitelo do Restaurante Rosmarinus, em Visconde de Mauá (Foto: Ailan/Divulgação Restaurante Rosmarinus) 
Stinco di Vitello (Foto: Ailan/Divulgação Restaurante Rosmarinus)
 
 
Receita do Stinco di Vitello alla Toscana
Por Julio Buschinelli – Restaurante Rosmarinus
Ingredientes

2 stincos de vitello
500 gramas de batata bolinha lavadas
1 cabeça de alho
4 folhas de louro
Marinada
1 maço de alecrim
100 gramas de cebola picada
50 gramas de cenoura picada
50 gramas de salsão picado
400 ml de vinho branco seco
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Temperar o stinco utilizando os ingredientes da marinada e deixar na geladeira por 24 horas. Escorrer o vinho após esse tempo e dispor os legumes da marinada em uma assadeira, então cobrir com o restante do vinho não utilizado da garrafa até 3/4 da forma. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 180° por três horas.

Retirar os stincos da assadeira e coar o molho restante, levar ao fogo para reduzir pela metade. Assar as batatas com a pele junto com as folhas de louro e os dentes de alho até dourar.

Serviço
Em um prato, colocar o stinco  com o molho reduzido e as batatas assadas ao redor. Rende duas porções.

Nenhum comentário: