terça-feira, 22 de outubro de 2013

Divulgadas cartas inéditas de Giuseppe Ungaretti

Livro com cartas inéditas de Giuseppe Ungaretti foi lançado na Casa das Rosas (foto: Reprodução/Facebook)
Livro com cartas inéditas de Giuseppe Ungaretti foi lançado na Casa das Rosas
 (foto: Reprodução/Facebook)
 
 
São Paulo  - Após ficarem trancadas em uma caixa por quase meio século, foram divulgadas pela primeira vez uma série de cartas escritas em 1966 pelo poeta italiano Giuseppe Ungaretti e endereçadas ao então diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Edoardo Bizzarri.

    Descoberta casualmente entre os documentos mais antigos da instituição, a correspondência inédita fala sobre a organização de uma visita de Ungaretti ao Brasil, a convite de Bizzarri, para um ciclo de encontros e conferências.

    Traduzidas e organizadas por Francesca Cricelli, as cartas mostram a vontade de Ungaretti de retornar ao país, ao qual era profundamente ligado por motivos pessoais e profissionais, e onde havia passado seis anos lecionando na Universidade de São Paulo (USP).

    Intitulado "Cartas-Lettere", o volume foi apresentado na Casa das Rosas pelo diretor do instituto, Rennato Poma, na presença do cônsul geral da Itália, Mauro Marsili, e de Bruna Bianco, a quem Ungaretti conheceu durante a viagem quando ela era ainda uma jovem poetisa, e que tornou-se seu último grande amor. "Por meio dessa publicação, o instituto rende homenagem a um dos maiores intérpretes da cultura italiana e europeia do século XX", disse Poma.


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: