terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Campeã de Oscar estrangeiro, Itália não leva prêmio há 15 anos

Desde a criação da categoria, dez filmes italianos levaram a estatueta.
Neste ano, país concorre com o favorito 'A grande beleza', de Sorrentino.

Clara Velasco e Cauê Muraro 
  Do G1, em São Paulo

Lista dos países que já ganharam o Oscar estrangeiro (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum país supera a Itália no Oscar de melhor filme estrangeiro. Foram dez estatuetas desde 1957, quando o prêmio foi entregue pela primeira vez.


Mas já faz 15 anos que a terra dos celebrados cineastas Federico Fellini e Vittorio De Sica amarga um jejum. A última vitória de uma produção italiana veio com “A vida é bela”, em 1999. Pois essa situação tem chance de acabar justamente em 2014: “A grande beleza” é forte concorrente na cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deste ano, que acontece em 2 de março.

O longa de Paolo Sorrentino saiu-se bem em algumas das chamadas “prévias do Oscar”. Levou, por exemplo, o Globo de Ouro, deixando para trás o francês “Azul é a cor mais quente” e o dinamarquês “A caça”, entre outros.

No Oscar, além de “A caça”, terá como adversários “Alabama Monroe” (Bélgica), “The missing picture” (Camboja) e “Omar” (Palestina). Entre os rivais do italiano, apenas a Dinamarca já foi premiada antes – 3 vezes. Reino Unido não entra na conta, já que o nome original da categoria é Filme em Língua Estrangeira – não inglesa, portanto.

Recentemente, “A grande beleza” faturou também o Bafta, uma espécie de Oscar britânico. Ao todo, o longa de Sorrentino recebeu até aqui 21 prêmios, de acordo com o portal IMDb. O fato de o filme estar entre as apostas do Oscar aponta o fim da “má fase”. Fazia oito anos que a Itália não era sequer indicada. A última tentativa havia sido em 2006, com “Segredos do coração”, de Cristina Comencini. Acabou perdendo para o sul-africano “Infância roubada”.

O trabalho de Sorrentino é apontado como assumidamente inspirado no conterrâneo Federico Fellini, o cineasta com a maior quantidade de produções que levaram o Oscar estrangeiro – e único a ter levado quatro estatuetas. “A grande beleza” conta a história de Jeb Gambardella (Toni Servillo), escritor que conheceu o sucesso instantâneo em sua primeira obra, mas que se tornou um “mundano exemplar” nas décadas seguintes.

Nenhum comentário: