quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Expulsão de senadores abre racha no M5S

Parlamentares ameaçam deixar o partido do humorista Beppe Grillo

Beppe Grillo foi criticado por quatro senadores do seu partido e respondeu com expulsão (foto: ANSA)
Beppe Grillo foi criticado por quatro senadores do seu partido e respondeu com expulsão
 (foto: ANSA)
 
Roma  - Fundado pelo comediante Beppe Grillo para combater os vícios de toda a classe política italiana, o Movimento 5 Estrelas (M5S) está à beira de sofrer um grande racha. Nesta quarta-feira (26), os militantes do partido decidiram pela expulsão de quatro senadores "rebeldes": Francesco Campanella, Lorenzo Battista, Luis Orellana e Francesco Bocchino.
   
A votação foi realizada no blog do humorista, que desde o começo se posicionou a favor da desfiliação. "Mal se via Battista, Bocchino, Campanella e Orellana. Eles não estão mais em sintonia com o movimento", declarou. Os quatro parlamentares publicaram um manifesto criticando Grillo pelo seu comportamento durante o processo de consultas com o primeiro-ministro Matteo Renzi para a formação do novo governo da Itália.
 
    Na ocasião, o comediante se reuniu com o premier a pedido dos eleitores do M5S. No entanto, assim que se sentou à mesa, Grillo iniciou seu show habitual e, gritando, mal deixou o adversário falar. "Eu não vim aqui conversar sobre programa. Quero exprimir minha total indignação por aquilo que você é", atacou. Segundo os senadores, com sua atitude, o humorista desperdiçou uma ocasião para buscar melhorias ao país.
 
    O processo de expulsão acabou abrindo ainda mais a divisão dentro da legenda. Um grupo de deputados do Movimento 5 Estrelas está prestes a deixar o partido, assim como outros sete senadores. Na Câmara, a sigla representa a segunda maior força política e a principal da oposição, com 106 cadeiras. Já no Senado, o M5S é o terceiro maior grupo, com 50 assentos. 


www.ansa.it/www.ansabrasil.com.br 

Nenhum comentário: