sábado, 28 de junho de 2014

Armas químicas sírias estarão em porto italiano dia 2

Copenhage -  O carregamento do navio norte-americano Cape Ray, que destruirá as armas químicas da Síria, ocorrerá no próximo dia 2 de julho, no porto italiano de Gioia Tauro, informou à ANSA a ministra das Relações Exteriores da Itália, Federica Mogherini. A chanceler também destacou que a operação é importante porque "pode abrir precedentes para outros desarmamentos e destruições de materiais bélicos". A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) anunciou na segunda-feira (23) que a Síria entregou o último carregamento de armas químicas declarado no país. A operação se completa nove meses após o início da missão de destruir o arsenal sírio.

    As últimas armas químicas, que correspondem a 8% do arsenal total e pesam cerca de 100 toneladas, foram colocadas no navio Ark Futura, que partiu rumo ao porto de Gioia Tauro, na Itália.

    Em seguida, as armas serão postas na embarcação Cape Ray e destruídas em alto mar e em instalações especiais da Finlândia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: