sábado, 30 de agosto de 2014

GENEALOGIA NA ESCOLA - Santa Catarina




A Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, de Penha-SC, realizou na   última quarta-feira, dia 13 (de agosto) uma histórica exposição: 300 trabalhos revelaram as árvores genealógicas de famílias da cidade. Buscando informações nas próprias famílias, os alunos reproduziram gráficos e desenhos de suas árvores genealógicas.
 
O projeto Genealogia na Escola vem sendo desenvolvido há mais de uma década pelo genealogista e professor  de Filosofia Telmo José Tomio , em escolas da rede pública  estadual onde lecionou: Itajaí, Jaraguá do Sul, Corupá, Barra Velha e, atualmente, Penha. Ele parte da premissa utilizada pelo filósofo Sócrates, “Conhece-te a ti mesmo”.
 
De acordo com o coordenador da ideia, os alunos são convidados a fazer uma reflexão a partir do questionamento “quem sou eu”, iniciando, assim, um resgate de suas origens e de sua história. A genealogia monta um esqueleto com nomes e datas. Esse esqueleto é coberto, preenchido, recheado com histórias pessoais, familiares, sociais.
 
O principal objetivo do projeto é que os alunos aprendam a pesquisar registros de nascimento, batismos, casamentos e óbitos, bem como são convidados a entrevistarem parentes. A visita aos cemitérios também é incentivada, pois válida na elaboração da genealogia. Por fim, os alunos compõem um relatório genealógico com todas as informações. Essas informações são utilizadas na confecção de gráficos e desenhos de árvores genealógicas. 
 
 
Jornal do Comércio
Balneário Piçarras – SC
Sábado, 16 de agosto de 2014.



www.cbg.org.br

__._,_.___

Nenhum comentário: