quarta-feira, 22 de abril de 2015

Itália pede combate a 'comerciantes de escravos' do Mediterrâneo

Imigrantes que tentavam chegar à Grécia são resgatados após naufrágio nesta segunda-feira; ao menos 20 pessoas morreram (Foto: Argiris Mantikos/Eurokinissi/Reuters)


Da France Presse - O governo da Itália pediu aos sócios da União Europeia (UE) um combate conjunto aos traficantes de seres humanos no Mediterrâneo, "comerciantes de escravos do século XXI", e propôs uma intervenção a longo prazo para ajudar na estabilização dos países ao sul da Líbia.
Em um discurso na Câmara dos Deputados, após um minuto de silêncio em memória das 800 vítimas do naufrágio de domingo passado, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou que "o que acontece hoje com o tráfico de pessoas" recorda a época em que se enviava milhares de escravos da África para a América.
"Não é apenas uma questão de segurança e de terrorismo, e sim de dignidade humana", declarou, um dia antes de uma reunião europeia que deve adotar medidas para lutar contra o tráfico de migrantes no Mediterrâneo.
Renzi, que se mostrou otimista a respeito da reunião, falou no domingo sobre a possibilidade de "intervenções dirigidas" contra os traficantes na Líbia.
A ministra da Defesa, Roberta Pinotti, afirmou que a Itália está "disposta a ficar à frente de uma missão internacional", se esta for aprovada pela ONU e a UE.
Renzi pediu um reforço das operações de vigilância marítima Triton e Poseidon, mas alertou contra as soluções simplistas.
As causas da emigração devem ser combatidas "da raiz", disse o chefe de Governo italiano.
Ao lado da ONU, a Europa "deve ter uma estratégia a longo prazo na África", com uma presença forte nos países ao sul da Líbia.
"A África deve se tornar o elemento chave da política italiana e mundial", disse.

Nenhum comentário: