quarta-feira, 20 de maio de 2015

Barco de patrulha francês resgata 297 imigrantes na costa da Itália

PARIS (Reuters) - Um navio de patrulha da Marinha francesa resgatou 297 imigrantes de um barco de pesca no sul do mar Mediterrâneo nesta quarta-feira, disse a polícia francesa, o mais recente caso de um fluxo de mais de 50 mil pessoas que já entraram na Europa por mar neste ano.

A tripulação da embarcação Comandante Birot deu alimentos e água ao grupo, que incluía 51 mulheres e crianças, e 16 pessoas receberam tratamento médico, disse o comunicado da polícia. A embarcação de 20 metros foi descoberta a cerca de 300 quilômetros da costa da Itália por um avião de reconhecimento italiano.

Os imigrantes, cujas nacionalidades não foram reveladas, tinham como destino a Itália. Cerca de 30.500 dos imigrantes da África ou do Oriente Médio que cruzaram o Mediterrâneo para a Europa neste ano desembarcaram na Itália e cerca de 1.800 morreram afogados na tentativa, segundo a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU).

As mortes, incluindo o afogamento de até 900 pessoas num único barco no mês passado, levaram os governos europeus a ampliar suas operações de resgate.

No entanto, um plano da Comissão Europeia para compartilhar o fardo do tratamento dos pedidos de asilo, que superaram 600 mil no ano passado, entre os Estados membros da União Europeia já provocou objeções dos que são contra a imigração.

(Reportagem de Marine Pennetier)

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/barco-de-patrulha-frances-resgata-297-imigrantes-na-costa-da-italia-16215196.html#ixzz3aiWFb7Jw

Nenhum comentário: