sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Processos judiciais antigos são recuperados em Minas Gerais

A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) promoveu, no último dia 29 de novembro, a cerimônia de complementação do trabalho de recuperação dos processos antigos da comarca de Oliveira. O trabalho de revitalização foi desenvolvido pela equipe do departamento de Ciências Sociais da UFSJ.


Foi recuperado um acervo composto de 6.955 documentos manuscritos, como testamentos, inventários post-mortem e processos-crime, datados entre os anos de 1820 e 1976. Após dois anos passando pelos processos de conservação, restauração, organização, descrição e indexação em banco de dados, o acervo está disponível na internet, no endereço http://www.acervos.ufsj.edu.br/.

A revitalização e a digitalização dos documentos faz parte do projeto Forum Documenta, convênio firmado entre a UFSJ, os fóruns de Oliveira, Prados, Itapecerica e Conselheiro Lafaiete, e as prefeituras de Prados e Conselheiro Lafaiete, com financiamento da Fapemig e do Conselho Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CFDD), do Ministério da Justiça. Tribunal de Justiça de Minas Gerais - Assessoria de Comunicação Institucional

Colaboração: Marcos Paulo de Souza Miranda e Stanley Santos de Souza, de Belo Horizonte-MG e Colégio Brasileiro de Genealogia

ACIRS: programação do cinema


Confira a programação do cinema para o mês de dezembro da Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul - ACIRS:

Quintas-feiras - 18h30min
Dia 6 - Il più bel giorno della mia vita, de Cristina Comencini (2002)
Dia 13 - Gesti d'amore, de Liliana Cavani (1993)
Dia 20 - Natale di pace

Sábados - 14h
Dia 1º - L'ultimo bacio, de Gabriele Muccino (2000)
Dia 8 - Nuovomundo, de Emanuele Crialese (2006)
Dia 15 - Tre passi nel delirio, de Roger Vadim, Louis Malle e Federico Fellini (1967)
Dia 22 - Ginger e Fred, de Federico Fellini (1986)

Após cada exibição, há debate coordenado pelos professores Emilio Daiochi (quintas-feiras) e Daniel Gonçalves (sábados). Todas sessões têm entrada franca e ocorrem no Centro Cultural ACIRS - R. Dr. Flores, 105 - 1º andar. Quaisquer dúvidas, entrem em contato pelo e-mail cinema@acirs.org.br ou pelo telefone (51) 3212-5535.

Fonte: Joana Paloschi, Assessora de Comunicação - ACIRS
Colaboração: Mirna Lanius Borella Bravo

Reconhecendo a Língua do Talian


Em março de 2005 a FEVÊNETO encaminhou ao IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional - pedido de reconhecimento da “Língua do Talian” como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Este, foi o primeiro pedido de registro de uma língua no Brasil, exceto o Português já que não existe um Livro de Registro de Línguas.

Em março de 2006, no Congresso Nacional, pela Comissão de Educação, Cultura e Desportos, foi realizado o I Seminário sobre a Criação do Livro de Línguas. Naquela oportunidade, a FEVÊNETO foi representada por Darcy Loss Luzzatto e Cleudes Piazza Ribeiro da UCS que defenderam a proposta. Neste seminário foi criado um Grupo de Trabalho interdisciplinar e interministerial para propor medidas de reconhecimento e valorização da diversidade lingüística.

Desde abril de 2006 até setembro de 2007, este Grupo trabalhou traçando estratégias de implantação de políticas públicas nesta área. Em especial, citamos os nomes das Sras. Márcia Sant’Ana e Maria Cecília Londres Fonseca do IPHAN e Sr. Gilvan Muller de Oliveira do IPOL (Instituto de Investimento e Desenvolvimento em Política Lingüística).

No próximo dia 13 de dezembro, haverá uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, onde o grupo de trabalho apresentará o Relatório Final e serão dados encaminhamentos ao Legislativo. Como convidados, o Dr.Paulo Massolini , presidente da FEVÊNETO estará no evento, defendendo tão brilhante causa. Para consolidar esta conquista, que é de todos, a FEVÊNETO está aceitando sugestões que deverão ser encaminhadas ao e-mail: fibrars@net11.com.br. Contatos fone (54) 9974-7668.

Fonte: Dr.Paulo Massolini, Presidente da FEVÊNETO
Endereço provisório:
Via Gênova, 202 – CEP 99250-000 – Serafina Corrêa – RS – Brasil
Fone: (54) 3444 1143 – Fax: (54) 3444 1630 – E-mail: fibrars@net11.com.br

Colaboração: Mirna Lanius Borella Bravo – Porto Alegre - RS
Adaptação: Leila Ossola

Exposição Individual “60 anos de pintura”, de Mestre António Araújo


A Fundação SOUSA PEDRO e Vítor Escudero convidam para a Cerimónia de Inauguração da Exposição Individual “60 anos de pintura”, de Mestre António Araújo, que Sob o Alto Patrocínio da AIAP ( UNESCO ) e da Academia de Letras e Artes, se realizará com um “Porto de Honra”, a partir das 18,30 horas, da próxima Quinta-Feira, dia 6 de Dezembro de 2007, no Espaço Cultural Polivalente, da Rua Serpa Pinto, nº 10, ao Chiado, em Lisboa.

A mostra, evocativa e retrospectiva das seis décadas de carreira e trajetória de Mestre António Araújo, ficará patente ao público, até ao dia 29 de dezembro, das 10 às 13 e das 14,30 às 19 Horas, de segunda-feira a sábado.

Divulgação: Vitor Escudero, Secretário – Geral da Fundação SOUSA PEDRO

Grande Baile Brasil/Portugal

Soninha e Nadilson lançam hoje em show, CD de fados, Quinhentos Anos Brasil/Portugal, por ocasião do Grande Baile Brasil Portugal, abrilhantado pela Banda Arte Final . No CD, entre outras músicas, destacamos : Só nós Dois, Confesso, Coimbra, Mouraria.


Dia: 30 de novembro de 2007
Local : Centro da Comunidade Luso-Brasileira
Rua Curitiba,746 / Centro / Belo Horizonte-MG
Tel: (31) 3272-3773)

Divulgação: Sonia Gargiulo
Visitem o blog de Soninha: http://www.simplesmentesoninha.blogspot.com/

Brasil-Itália: compra de filmes


A distribuidora cinematográfica brasileira Dreamland Filmes comprou três produções italianas apresentadas este ano durante a última edição do Festival de Veneza. "Il Dolce e l'amaro" de Andrea Porporati, "Ora di Punta" de Vincenzo Marra e "Non pensarci" de Gianni Zanasi fazem parte da programação da mostra "Venezia Cinema Italiano", já realizada em São Paulo e que acontece também no Rio de Janeiro, Recife e Brasília.

A mostra, que este ano está na sua terceira edição, é dedicada aos filmes italianos apresentados no Festival de Veneza e nasceu de uma colaboração entre a Embaixada da Itália em Brasília, a Fundação Bienal de Veneza e os Institutos de Cultura italianos de São Paulo e Rio de Janeiro. Este ano, a mostra ganhou também o apoio do consulado italiano em Recife, com patrocínio da empresa telefônica TIM Brasil. Segundo o embaixador italiano Michele Valensine, a mostra já alcançou "resultados extraordinários em termos de promoção do cinema italiano, que confirmam a grande atenção que o público brasileiro dá à Itália e aos seus produtos".

Fonte: Ansa

Trasporti: Italia nel caos


Treni, aerei, mezzi urbani, traghetti: 8 ore di sciopero. Fermi persino il soccorso stradale e i trasporti funebri. Orari e modalità diverse. Motivo dell'agitazione non i contratti ma la mancanza di risorse per garantire e migliorare i servizi.

Vai alla notizia. Clicca qui

Mostra de presépios napolitanos em Budapest

Presépio napolitano

Foi inaugurada em Budapest, ontem, no Museu Nacional Húngaro, a mostra "Festas Natalinas - A arte dos presépios napolitanos", organizada pelo museu, pela Provincia di Napoli e pelo Istituto di Cultura di Budapest.

A mostra, que estará aberta ao público até 10 de janeiro de 2008, tem o objetivo de apresentar a história das tradições do presépio napolitano, com obras-primas artesanais confeccionadas por vários mestres da arte presepial e escultores.

Com informações da AISE

'Capo dei capi', um filme que dá medo

Ator Claudio Gioè interpreta Riina

Um ficção que gera discussão, porque fala de máfia e porque é bem feita. Porque conta aquilo que aconteceu e porque mostra ao público violência e crueldade.

Contar a história da máfia, e contá-la bem, com o faz a ficção do Canal 5, "Il capo dei capi", pode induzir à imitação? O ministro da Justiça, Clemente Mastella, acha que sim, e por isso se manifestou pela suspensão do seriado. Voz de minoria, mas não de todo isolada, vinda de um magistrado e de um par de prefeitos sicilianos preocupados com as lendas locais. Lendas que descrevem rapazinhos em êxtase diante dos feitos televisivos "gloriosos" de Totò Riina, o chefe dos chefes.

Com informações do La Repubblica

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Jazz e blues em Porto de Galinhas


Depois do Oi Blues by Night com Stanley Jordan e Magic Slim e do Recife Jazz Festival, agora chegou a vez de Porto de Galinhas, no Litoral Sul do Estado de Pernambuco, sediar um evento de grande porte para selar uma temporada dedicada ao jazz. Os amantes do gênero ganham desta quinta (29) a sábado (1º) o JazzPorto 2007 - 1º Circuito de Jazz e Blues de Porto de Galinhas, projeto que traz renomados artistas nacionais e internacionais a um dos balneários mais assediados do País.

Site do Festival

Com informações do JC Online

Greve: Itália pára amanhã por terra, mar e ar


Trens, aviões, balsas, ônibus, bondes, metrôs. E para piorar, os carros fúnebres. Amanhã, salvo supresas de última hora, os cidadãos italianos terão a "sorte" de assistir à maior greve dos transportes de toda a história da República. Pararão os vivos e os mortos, visto que, para protestar contra as decisões do Governo, cruzará os braços também o pessoal do serviço de transportes fúnebres por oito horas. Em seguida, os motoristas, pilotos, marinheiros, portuários, ferroviários, as autoescolas etc.

Com efeito, o governo Prodi conseguiu uma façanha: descontentou os sindicatos de todos os setores de transportes que, amanhã, paralisarão a península por terra, mar e ar.

Foto: Il Giornale

Presos na Itália brasileiros suspeitos de prostituição


A polícia de Trento prendeu 16 pessoas em todo o país na última terça-feira (28) por suspeita de favorecimento e exploração da prostituição e colaboração à imigração clandestina. Nove deles são brasileiros, supostamente tidos como cafetãs, prostitutas e travestis. A operação foi realizada simultaneamente em Trento e Milão, no norte do país, em Reggio-Emiglia, Perugia e Roma, no centro da Itália, e em Taranto, na região sul. O objetivo era impedir eventuais comunicações entre os procurados.

Entre os brasileiros detidos, quatro são da mesma família, diz a polícia. Cinco são mulheres, com idades entre 23 e 47 anos, dois são homens e as outras duas pessoas que foram presas são transexuais, segundo os policiais. Há ainda outros dois brasileiros suspeitos de envolvimento com essa quadrilha. Um dos homens estaria foragido, na Itália. E uma mulher, a suposta líder da rede de prostituição, não teria sido presa por estar em Fortaleza, no Ceará, no Nordeste brasileiro. Segundo um dos investigadores do caso, Giorgio Baldo, a operação começou em fevereiro deste ano, a partir da denúncia de um provável cliente deste grupo, que teria emprestado 25 mil euros (R$68 mil) a ela, que não teriam sido restituídos.

Matéria completa

Eurodeputado do ano é italiano


O italiano Claudio Fava, membro do grupo socialista do Parlamento europeu, foi eleito “deputado europeu do ano” pelo semanário European Voice, que faz parte do grupo da revista The Economist. A notícia foi dada pelo grupo parlamentar do Partido Socialista Europeu (PSE) que, em um comunicado, afirmou que “o reconhecimento premia o trabalho desempenhado por Fava à frente da comissão de investigação sobre os presídios e os seqüestros da CIA”. “É um reconhecimento a todo o Parlamento europeu e à nossa determinação em revelar a verdade, toda a verdade, sobre o que aconteceu em nossos países após o 11 de setembro”, comentou Fava. Além de Fava, também foram premiados pelo European Voice a chanceler alemã Angela Merkel e o dissidente russo Garry Kasparov.

Fonte: Ansa

Greve de táxis em Roma


Roma ficou paralisada ontem (28) por um protesto de taxistas, que invadiram a parte histórica da cidade e deixaram sem táxis os pontos dos aeroportos e da estação central de trens. Mais de três mil taxistas se concentraram durante a tarde no centro de Roma para protestar contra o projeto anunciado pelo prefeito Walter Veltroni de conceder 500 novas licenças.

Os taxistas ocuparam a concorrida região da Praça Venezia, em pleno centro da cidade, e provocaram um imenso caos no trânsito. Além disso, os taxistas anunciaram a ruptura do diálogo com as autoridades sobre diversos aspectos, entre eles o aumento da tarifa paga pelos passageiros. Em meio a buzinas, os motoristas gritavam em frente à Prefeitura, onde se travavam as negociações com sindicalistas. O chefe de uma manifestação parecida no ano passado, Lorenzo Bittarelli, declarou: "Estamos sinceramente desiludidos e magoados com o fracasso do encontro com as autoridades. O prefeito nos propôs condições inaceitáveis". Para sexta-feira (30) está convocada uma greve geral do transporte público em toda a Itália.

Fonte: Ansa.it

Reabre Basílica de Santo Spirito em Florença


Fechada durante dois anos por falta de funcionários de manutenção e segurança, reabre amanhã ao público a Basílica de Santo Spirito, do século XV, um dos locais de culto mais importantes e celebrados de Florença.

Graças a Associação de Amigos de Santo Spirito e aos fundos arrecadados por ela entre os habitantes do bairro e numerosos amantes da arte, inclusive estrangeiros, finalmente foi possível garantir a segurança do monumento com pessoal especializado.

A igreja voltará a abrir a fiéis e turistas seis dias por semana, de terça-feira a domingo, durante seis horas por dia: das 9h30 às 12h30 e das 16h às 19h, com entrada gratuita. Projetada pelo arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi - que também projetou a cúpula do Duomo (catedral) de Florença -, enriquecida por obras de Michelangelo, Perugino, Sangallo, Sansovino, Filippino Lippi e Buontalenti, e definida por Bernini como "a mais bela do mundo", Santo Spirito foi a vítima mais ilustre da degradação que há muitos anos perturba a vida da praça homônima. Pontos de venda de drogas e presença de desocupados haviam produzido uma escalada de incidentes que culminaram, há dois anos, em uma série de atos de vandalismo que levaram o prior Ivan Caputo a fechar a igreja.

Fonte: Ansa.it

Luciano Bruno: shows do cantor italiano


Programação imperdível:

Maceió
30 de novembro
Buongustaio
Av.Álvaro Otacílio 3115 - Ponta Verde - Maceió
informações: 82 3304 3100

Manaus
06 de dezembro
La Rêve
Av.Senador Alvaro Botelho Maia 206 Centro - Manaus
informações: 92 8118 9717

Rio de Janeiro
18 de dezembro
Modern Sound
R.Barata Ribeiro 502 D - Copacabana
informações: 21 2548 5005

Santa Catarina
22 de dezembro
CGT Fronteira Querência - Concórdia
informações: 49 3444 5064/ 3444 6718

Divulgação: Alexandre Freitas - Volare Produções Artísticas

Arquivo Público Mineiro: documentos e imagens disponíveis


Confiram o que já pode ser acessado pelo Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro:

- O Guia de Fundos e Coleções, instrumento que permite ao cidadão ter a dimensão geral do acervo que se encontra sob a guarda da instituição, bem como se informar sobre as normas que possibilita seu acesso.

- Os documentos encadernados produzidos pela Secretaria de Governo da Capitania de Minas Gerais, atualmente identificados como Seção Colonial. Para a consulta, o usuário conta com um instrumento de busca que descreve de forma sumária as tipologias e as datas limites dos livros.

- As imagens pertencentes à coleção de fotografias da Tipografia Guimarães, acompanhadas de um instrumento de busca que identifica cada unidade de forma analítica.

- A descrição analítica dos documentos que compõem o Fundo Casa dos Contos, que se encontram sob a guarda do APM;

- Todos os números da Revista do Arquivo Público Mineiro, editadas entre 1896 e 1995.Nas próximas etapas, outros bancos de dados contendo instrumentos de pesquisa e novas imagens serão incorporados ao SIA/APM, ampliando o acesso a fundos e coleções que se encontram sob a guarda da instituição.

O projeto de concepção e elaboração do sistema foi viabilizado com patrocínio do Programa Cemig Cultural, e o desenvolvimento dos bancos de dados teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Site

Fonte: Diário Oficial do Estado de Minas Gerais - IOEMG

Colaboração: Stanley Santos de Souza Belo Horizonte/MG

Alitalia: novo sócio


O premier italiano Romano Prodi declarou acreditar que a companhia aérea Alitalia terá um novo sócio até o Natal, durante a Assembléia nacional da Confederação Nacional de Artesanato italiana (CNA).


Fonte: Ansa

NY: iluminada a Árvore de Natal do Rockefeller Center


A cantora canadense Celine Dion foi a principal estrela da tradicional cerimônia de iluminação da árvore de Natal do Rockefeller Center, ontem em Nova York. A artista, que está promovendo o seu último trabalho, "Taking chances", foi a encarregada de comandar um ato realizado há 75 anos. A cerimônia é um autêntico acontecimento para os nova-iorquinos e para todo o país.

Sob os atentos olhares de milhares de pessoas que aguardavam desde o início da tarde, Dion cantou vários temas num ato que terminou com as 30 mil lâmpadas da árvore sendo acesas. Com isso, foi inaugurada oficialmente a temporada natalina na cidade.

Os encarregados de acender as luzes foram o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, e Jerry Speyer, presidente da Tishman Speyer, proprietária do Rockefeller Center. Além de Celine Dion, o palco na praça central do Rockefeller Center recebeu atrações como as Rockettes, o cantor Tony Bennett, a intérprete britânica Natasha Bedingfield e Carrie Underwood, vencedora da quarta edição do concurso "American Idol".

A árvore deste ano pela primeira vez usa lâmpadas de baixo consumo, graças à tecnologia dos LEDs. Além disso, as luzes se alimentam da energia solar armazenada graças aos painéis do Rockefeller Center.

Fonte: O Globo on line

Estréia em temporada do Scala de Milão sai por 2 mil euros


Um lugar na platéia do Teatro Scala de Milão para assistir a estréia da ópera "Tristão e Isolda", no próximo dia 7 de dezembro, dirigida pelo maestro argentino-israelense Daniel Barenboim, que marcará a abertura da temporada de óperas do teatro, poderá custar até 2 mil euros, ou R$5.400. A direção do maior teatro da Itália também informou que os ingressos, que foram colocados à venda em 5 de novembro, já estão esgotados.

Os preços dos ingressos variavam entre 500 e 2000 euros, mas na galeria superior custavam entre 50 e 350 euros. "Os únicos lugares que ainda estão disponíveis são no 'puleiro'", ou seja, na galeria mais distante do palco. No entanto, o preço para as apresentações seguintes de "Tristão e Isolda", que ficará em cartaz até 2 de janeiro, é muito mais acessível, com os ingressos variando entre 12 e 170 euros.

O preço do espetáculo de inauguração da temporada continua o mesmo do ano passado.

Fonte: Ansa

Kaká é o Bola de Ouro


Meia brasileiro será oficializado vencedor do tradicional prêmio no próximo domingo

Kaká receberá no próximo domingo, em Paris, a Bola de Ouro, tradicional prêmio dado pela Revista francesa "France Football" ao melhor jogador do mundo. Ele será o quarto brasileiro a levantar o troféu, que já foi concedido a Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005).

A premiação ainda não foi oficializada, mas o jogador do Milan e da seleção brasileira será anunciado o vencedor em festa na capital francesa. Kaká, inclusive, tem viagem marcada para Paris no próximo domingo. Um dos indícios de que Kaká é o eleito foi a visita de um repórter da "France Football" a São Paulo há um mês. O jornalista foi enviado ao Brasil para preparar um perfil aprofundado do jogador, tratamento tradicionalmente destinado ao vencedor.

A revista francesa reformulou o sistema do prêmio para estendê-lo a todos os países. Por isso, além do número de candidatos, cresceu também o de jornalistas que fazem parte do júri: entre eles, está agora o narrador Cléber Machado, da TV Globo. Kaká também está concorrendo ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo, que será dado pela Fifa, em dezembro. O brasileiro do Milan, grande responsável pela conquista da Liga dos Campeões, é o favorito.

Fonte: O Globo on line

Thiago Pereira é eleito o melhor do mundo


Uma eleição feita no site da revista americana especializada em natação "Swimming World", uma das mais respeitadas da modalidade, apontou o brasileiro Thiago Pereira como o melhor nadador do mundo em 2007. O nadador fluminense, de 21 anos, terminou a votação popular com 56,74% dos votos. Em segundo lugar ficou o americano Michael Phelps, com 20,42%, seguido pelo coreano Tae Hwan Park, com 11,01%.

No feminino, a vitória ficou com Kate Ziegler, também dos Estados Unidos, com 31,24%. - Fico feliz por ter sido o mais lembrado. É claro que não vou me iludir com esse rótulo, mas sim aproveitar para treinar ainda mais duro para realmente chegar a ser o melhor do mundo - disse Thiago. Fernando Vanzella, técnico do nadador, comemorou a boa notícia. - É um resultado muito bacana para ele. Trata-se de um reconhecimento internacional, e é uma forma de mostrar que o Thiago está em ascensão profissional. Esse é mais um ponto positivo para coroar a temporada de 2007 - disse.

O recordista mundial disputa o prêmio máximo do esporte brasileiro com o judoca Tiago Camilo e o ginasta Diego Hypólito. Os vencedores serão definidos pela escolha popular, por meio do site do COB, até 10 de dezembro. Os ganhadores serão conhecidos no dia 17 de dezembro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Vai Thiago!

Com informações de O Globo on line

Tv italiana cria série sobre a vida de Pavarotti


A vida do tenor italiano Luciano Pavarotti, será representada em uma série de televisão em seis episódios. A Indiana Production, empresa dos irmãos cineastas Gabriele e Silvio Muccino, comprou os direitos do livro "Big Luciano", de Alberto Mattioli, biografia de Pavarotti editada pela Mondadori na Itália.

Cada um dos seis episódios terá uma duração de 90 minutos. Um grupo de roteiristas, junto a Mattioli, está trabalhando no texto para poder iniciar as filmagens em torno de julho de 2008. O primeiro capítulo relatará a infância, a descoberta da música, a intensa paixão que acompanhará o cantor durante toda a vida, os anos difíceis da guerra, o período pós-guerra até 1961, ano da sua estréia profissional.

O projeto prevê uma co-produção internacional na qual não se descarta a participação norte-americana.

Fonte: Ansa

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

La lingua italiana e il welfare






Carlo Alberto Brusa/News ITALIA PRESS
Avvocato al Foro di Parigi, Vice Presidente dell’associazione “Per un Foro Plurale”, Ex Candidato alla Camera Circoscrizione Estero per Forza Italia


Parigi - I nostri amici francesi sono felici nell'ascolatare la nostra magnifica parlata italiana. Da anni mi sento dire che il suono delle nostre sillabe é musica, la lingua italiana é una ricchezza inestimabile purtroppo non sappiamo difenderla. Tanto é stato detto durante la campagna elettorale per la difesa della lingua italiana e tante sono le manifestazioni per la notra lingua soprattutto in ogni Paese estero in cui un certo numero di italiani risiede. Per noi italiani all'estero, il legame essenziale con la nostra Patria é la nostra lingua. Noi lottiamo ogni giorno per parlarla e soprattutto per salvaguardare la sua indipendenza di fronte gli attacchi anglosassoni. Ma se noi italiani all'estero facciamo di tutto per proteggere la nostra lingua, perché la lingua italiana non é rispettata dalla Madre Patria ? Perché i politici, gli amminsitratori dello Stato inficiano le loro retoriche con parole di consonanza inglese? Perché i giornalisti e talvolta anche scrittori cedono alle ammalianti suggestioni delle lingue straniere? Tantissimi termini stranieri sono quotidianamente utilizzati dagli italiani, ma una parola ha ormai raggiunto il mio totale disappunto e la nausea di leggerla decine di volte nella stampa scritta, di ascoltarla alla radio, nonché pronunciata alla televisione da giornalisti, politici, scrittori : il welfare... Ma é possibile che mai nessuno si sia mai si posto la questione di sapere se esiste un termine appropriato in italiano per sostituire questa parola inglese dal nostro vocabolario italiano? In Francia "L'Académie Française" veglia, tutela, protegge la lingua francese dai nuovi orizzonti talvota francesizzando dei termini provenienti da altri paesi soprattutto dalla lingua inglese. Ma, i francesi, mai avrebbero accettato di utilizzare "welfare" per parlare della "protection sociale". Certo i francesi proteggono la loro storia, la loro cultura, la loro lingua, la loro nazione e la loro Repubblica... Noi italiano no!! Noi in Italia, abituati ad essere conquistati, accettiamo quasi come se fosse una forma di grande cultura il fatto di utilizare parole provenienti dall'estero e di riempire così la nostra parlata con suoni anglosassoni privi di musicalità e di dolcezza che storpiano la nostra magnifica lingua. La nostra lingua possiede tutti i termini e tutte le risorse per rispondere ai bisogni linguistici della modernità, basta aver voglia di essere veramente italiani. Proteggere la lingua significa proteggere il legame storico, culturale che unisce le generazioni che permette agli uomini di ritrovare le loro radici per affrrontare meglio il futuro. La lingua italiana specchio della nostra cultura é in pericolo, se non protetta sul territorio italiano, dai politici, dalle istituzioni dello Stato, da coloro che hanno la responsabilità dell'informazione, della comunicazione perderà la sua forza e la sua dinamica universale e noi italiani all'estero diremo ai nostri figli: la lingua italiana si é fermata a... Eboli... Che possa il "welfare" scomparire dalla nostra lingua e dalle ceneri nasca una "protezione sociale" degna di un paese moderno. (Questa riflessione é scaturita dopo aver letto un'ennesima volta nel "Giornale" di oggi a pagina 12 "L'accordo sul welfare ecc...)

NR > Welfare = Benessere

Acordo de amizade entre Sospirolo e Flores da Cunha


BELLUNO \aise\ - A Associação Bellunesi nel Mondo recebeu, nos últimos dias, a visita de uma delegação do município de Flores da Cunha (RS), formada pelo prefeito Renato Cavagnoli e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Luís Rizzon de Godoy.

Acompanhados pelo sindaco de Sospirolo, Massimo Tegner, e de um descendente de sospirolesi, emigrados para o Brasil em fins dos anos 1800, Antônio Mioranza, os representantes do município brasileiro foram recebidos pelo presidente da Associação, Gioachino Bratti e pelo diretor Patrizio De Martin.

Os políticos brasileiros encontram-se na Provincia para firmar um “acordo de amizade” entre Sospirolo (foto) e Flores da Cunha, que será assinado amanhã, dia 29.

Tradução: Marina Bergotti

La soddisfazione del Senatore Pollastri per i progressi della rete diplomatico-consolare italiana in Brasile


ROMA\ aise\ - "Durante la mia visita in Brasile e in particolare a San Paolo ho riscontrato con soddisfazione un miglioramento dei servizi consolari alla comunità e in particolare per quanto riguarda i riconoscimenti di cittadinanza. Il lavoro da fare è ancora molto, ma sicuramente questo è un primo passo importante". Questa l’opinione del senatore Edoardo Pollastri tornato ieri da una visita alle istituzioni italiane nel Paese sudamericano. Il senatore ha incontrato in questa occasione il console di San Paolo Marco Marsilli con cui ha parlato dell’offerta di servizi alla collettività e degli sforzi in atto per migliorarli, sforzi che iniziano a dare i primi frutti.

Già nel mese di ottobre i riconoscimenti di cittadinanza sono triplicati rispetto al passato. Inoltre, secondo quanto emerso dal loro incontro, è in atto il rafforzamento dell’organico del Consolato generale: la sede è in attesa dell’autorizzazione formale per l’assunzione di 50 digitatori in loco e dell’arrivo dall’Italia di personale del Ministero degli Affari Esteri. Anche l’ambasciatore d’Italia Michele Valensise, che il senatore ha incontrato nei giorni scorsi in Brasile, ha confermato il forte impegno di tutta la rete diplomatico-consolare per rispondere alle richieste di servizi da parte della comunità in particolare per quanto riguarda l'annoso e grave problema della cittadinanza. Pollastri ha inoltre avuto modo di scambiare informazioni e idee importanti con la presidente del Comites di San Paolo Rita Blasioli Costa preoccupata per le notizie di una possibile modifica alla legge sulla cittadinanza: "Non esiste allo stato attuale – ha dichiarato il senatore Pollastri - alcuna proposta di legge alla Camera o al Senato che miri a introdurre limitazioni al riconoscimento della cittadinanza per discendenza".

Mostra Venezia: Cinema Italiano no Recife

Clique na imagem para ampliar

Promovida pela Embaixada da Itália, com o apoio local da Tim Brasil, Consulado do Recife, ComItEs, Fundarpe e Fundação Joaquim Nabuco, chega ao Recife a mostra Veneza Cinema Italiano.

Sete filmes, recém exibidos na 64ª Mostra Internacional do Cinema de Veneza, esperam o público a partir de sexta, 30 de novembro, até terça, 04 de dezembro, sempre no Cinema da Fundação, Rua Henrique Dias, 609, Derby. A mostra vem de São Paulo e Rio de Janeiro e segue para Brasília, chamando a atenção sobre o cinema italiano contemporâneo, que nos últimos anos oferece ao público e à crítica longa-metragens valiosos e estimulantes. Os novos autores, assim como os mestres, estão entre os mais queridos no cenário internacional, projetando histórias, idéias e emoções no mundo, e obtendo sucesso nos principais festivais, inclusive no Oscar.

Para saber mais, clique aqui

Divulgação: ComItEs Recife

Concurso de Poesias na Campania


O Centro Polivalente San Michele Arcangelo, com o patrocínio do Ministério da Solidariedade Social, Ministério da Educação da Região da Campania, Diretoria Escolar Geral Regional para a Campania, Província de Benevento, Provincia de Caserta, Cidade de Sant’Agata dei Goti (na foto, o Duomo), Observatório Parlamentar Europeu e do Conselho da Europa, Federanziani, Associação Internacional Imigrantes Italianos, Ancescao Lazio, Ancescao (Associação Nacional Centros Sociais, Comitês Anciãos e Orti), lança o 7º Concurso Internacional de Poesia "COM OS OLHOS DE ONTEM E DE HOJE".

A finalidade do prêmio é construir, através dos versos, momentos de encontro e de confronto entre gerações diferentes para educar os jovens a refletir sobre as experiências dos anciãos e comunicá-las.

Os participantes devem enviar um único trabalho, inédito, em três cópias datilografadas, redigidas exclusivamente em língua italiana, relativo ao tema indicado. Trabalhos em grupos ou coletivos não serão aceitos. As poesias não devem superar o limite máximo de 30 versos, com liberdade de métrica e de estilo. Os trabalhos não serão restituídos.

>> Mais informações sobre o concurso

>> Site do Centro Polivalente

>> Regolamento

Com informações do ComItEs Recife

Pianista italiano faz apresentação única em São Paulo


O pianista italiano Stefano Bollani, 34, vencedor do prêmio austríaco Hans Koeller, vai se apresentar na versão paulista do Umbria Jazz Festival em apresentação única na próxima sexta-feira (30). Bollani já esteve no Brasil no Tim Festival do Rio de Janeiro em 2006.

A apresentação no Bourbon Street conta com os músicos Marco Pereira (violão), Jorge Helder (contra-baixo), Jurim Moreira (bateria), Armando Marçal (percussão) e Zé Nogueira (saxofone). No repertório, estão releituras jazzísticas de músicas de Pixinguinha (Segura Ele), Chico Buarque (Samba e Amor), Nelson Cavaquinho (Luz Negra), Zé Kéti (Luz Negra), entre outras. Bollani deve receber o prêmio Hans Koeller no dia 14 de dezembro. O evento Umbria Jazz Brasil é fruto de um acordo de cooperação social, econômico e cultural firmado, em 2004, entre regiões italianas (Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna, Liguria) e o governo federal brasileiro.

Serviço:
Umbria Jazz Brasil --Edição São Paulo
sexta-feira (30), às 20h
Bourbon Street (R. dos Chanés, 127, Moema, São Paulo. Tel. 0/xx/5095-6100)
de R$45 a R$100

Fonte: Folha Online

Aeroporto fantasma na Itália


A região de Taranto conta com um aeroporto pelo qual passaram apenas 16 passageiros durante o ano passado. Esta localidade do sul de Itália, que investiu 100 milhões de euros na infra-estrutura, representa um caso flagrante de uma de várias pistas desaproveitadas no país transalpino. "Na Itália, os aeroportos nascem como ninhos e o problema é que não são precisos", adianta hoje o jornal La Stampa, citado pelo El Mundo, que evidencia nas suas páginas a escassez de passageiros que utilizaram os 101 aeroportos civis italianos.

De todos, apenas 45 estão abertos ao tráfego comercial, e apenas 21 superam o milhão de passageiros por ano. "Existe uma verdadeira falta de programação nacional, uma vez que o número de aeroportos ameaça crescer de forma descontrolada", assegura o La Stampa. O ministro dos Transportes, Alessandro Bianchi, anunciou recentemente que Viterbo vai receber o terceiro terminal da área de Roma, depois do aeroporto internacional de Fiumicino e da estação militar e para vôos de baixo custo de Ciampino. Este aeroporto "deverá ser capaz de absorver um tráfego de pelo menos seis a oito milhões de passageiros por ano", de acordo com Bianchi. Nas últimas duas décadas, o Governo italiano investiu perto de 2,5 bilhões de euros em infra-estruturas aeroportuárias.

Fonte: Sapo.pt

Novo aeroporto na Itália


O Governo italiano anunciou a construção, dentro de três anos, em Viterbe, a Norte de Roma, de um terceiro aeroporto comercial para servir a capital, depois dos de Fiumicino e de Ciampino. Financiado principalmente por fundos privados, o terceiro aeroporto será sobretudo reservado às companhias de low-cost (vôos de baixo custo) e «poderá receber seis a oito milhões de passageiros em 2020», explicou o ministro dos Transportes, Alessandro Bianchi, à agência Ansa.

Segundo o ministro, o objetivo deste terceiro aeroporto é responder ao crescimento do tráfego que será de 56 milhões de passageiros em 2020 na Província de Lácio, onde está situada Roma, e o seu principal aeroporto, Fiumicino, mas também o de Ciampino. Este último recebeu quatro milhões de passageiros em 2006 e o seu tráfego aéreo conheceu nos últimos anos um crescimento exponencial com o desenvolvimento das companhias de baixo preço.

Fonte: Diário Digital

Imposto de Renda: Declaração de Isento


O prazo para entrega da declaração anual de isento do Imposto de Renda 2007 termina nesta sexta-feira, dia 30/11.

Da Redação do AI

Dalai Lama visita Câmara italiana


Em sua visita à Itália, no próximo mês de dezembro, o líder espiritual tibetano, Dalai Lama, fará uma visita ao Palácio Montecitorio (Câmara dos Deputados), mas, no entanto, não fará nenhum discurso no local. "Em sua visita anterior encontrei-o na sala do Cavaleiro. Desta vez iremos recebê-lo em uma sala mais apropriada e ele falará", disse Fausto Bertinotti, presidente da Câmara dos Deputados, à Radio 24.

Portanto, Dalai Lama "não irá discursar na Câmara. A única autoridade religiosa que falou na Câmara foi o Pontífice: no entanto, deve-se reconhecer que o Papa tem uma relação particular com o país", ressaltou Bertinotti à Radio 24. O Vaticano informou na última segunda-feira que, na ocasião da visita de Dalai Lama à Itália, o papa Bento XVI, ao contrário do que vinha sendo especulado, não irá se reunir com o líder tibetano.

Fonte: Ansa

Alemanha terá o 1º canal funerário do mundo


No início de 2008, vai estrear na Alemanha o primeiro canal funerário do mundo, o "Etos TV", que prestará homenagem aos entes queridos já falecidos daqueles que estiverem dispostos a pagar por um obituário televisionado. Por 2 mil euros, parentes e amigos poderão homenagear os falecidos por meio de um "tele-obituário" de cerca de dois minutos de duração, que será reprisado pelo canal cerca de dez vezes ao longo do dia.

Fonte: O Globo on line

Italiano encontra trufa branca gigante

O caçador Cristiano Savini cheira uma trufa branca de 1,5kg encontrada perto da cidade de Pisa. A 'peça' deve bater recorde no leilão, arrecadando cerca de US$206 mil, o equivalente a pouco menos de R$400 mil. Os caçadores de trufas em geral contam com a ajuda de cachorros treinados e de olfato apurado.


Foto: Tony Gentile/Reuters

Fonte: O Globo on line

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Lamborghini Reventon é eleito o carro mais bonito do mundo

O Lamborghini Reventon recebeu o título de 'L'Automobile più Bella del Mondo', 'o carro mais bonito do mundo'. O título foi definido durante um evento de design automotivo realizado anualmente no Castello Sforzesco, em Milão, na Itália. Esta é considerada a categoria mais importante das 11 que participam da eleição, feita por um júri internacional formado por artistas, arquitetos, designers, um historiador e um jornalista.

Foto: Kim Kyung-Hoon
Fonte: Reuters/O Globo on line

Parasita ameaça palmeiras históricas de Palermo


Setecentas árvores atacadas. Também as palmeiras históricas de San Giovanni degli Eremiti, que há séculos embelezam o jardim do monumento árabe-normando, símbolo da cidade de Palermo, também foram atacadas por um parasita originário da Ásia tropical - o "ponteruolo rosso" - que já infestou 530 palmeiras da cidade. A força-tarefa ativada em outubro passado pela administração local e pelo serviço fitossanitário não conseguiu salvá-las.

Leia o texto de Isabella Napoli, do La Repubblica.

O new look de Ronaldo













Imagens: Corriere della Sera

Empresa italiana fornece passaportes para o Brasil


GEP, a empresa que opera no campo da alta tecnologia e cuja sede foi inaugurada ontem em Arzano (Nápoles), assinou um acordo para o fornecimento ao Brasil dos primeiros 40 mil passaportes eletrônicos destinados aos funcionários diplomáticos e aos brasileiros residentes no exterior. O acordo foi assinado por Arjowiggins, principal acionista de GEP, com a Casa da Moeda do Brasil (equivalente ao Poligrafico dello Stato na Itália).

As previsões para 2008 são de ampliar a produção para milhões de passaportes, para suprir as exigências do maior país da América do Sul, tanto por extensão como por população, com seus 187 milhões de habitantes. O Brasil é o primeiro país da América Latina a ter o passaporte eletrônico. O sistema operacional é o paperlam, isto é, o microchip com antena RF-Id- radiofreqüência – “mergulhado” em uma folha de papel e totalmente produzido pela GEP em Arzano. Já o papel será realizado por Arjowiggins e enviado à Itália para a produção do produto final destinado ao Brasil. “Estou particularmente orgulhoso pela nossa entrada no mercado brasileiro, uma realidade que registra um crescimento de 20% ao ano no setor da Informação e Comunicação Eletrônica”, disse Paolo Pepori da GEP. “Com a nossa modesta porém eficaz fábrica de Arzano, temos a oportunidade de fechar negócios com um país emergente e dinâmico como o Brasil”.

Fonte: Ansa

Imagem: CMB

Debate discute produção teatral no Brasil e na Itália


A dramaturgia contemporânea da Itália, um país de autores clássicos como Carlo Goldoni e Luigi Pirandello, finalmente deu um salto no final dos anos 90. Até então, era difícil identificar consistência no experimento de novos caminhos para a escrita teatral. A avaliação é de Michele Panella, 35, curador artístico do teatro Della Limonaia (Florença), que participou ontem em São Paulo da mesa-redonda "Da Encenação à Realidade - Intercâmbio Cultural Brasil-Itália", no teatro Augusta.

"Pode-se falar de um renascimento da dramaturgia italiana a partir da década passada, sobretudo em conseqüência da União Européia, que fortaleceu os intercâmbios", diz Panella. Ele traçará um panorama da cena atual de seu país em encontro com a pesquisadora Neyde Veneziano (Unicamp), especializada em teatro italiano; a diretora Débora Dubois, que participou de projeto no Della Limonaia há cerca de três anos; e o crítico da Folha Sérgio Salvia Coelho, que situará a produção brasileira recente. A mediação será feita pela atriz Inês Aranha. O evento gratuito marca os cinco anos da Associação Cultural Augusta.

Panella vem ao Brasil por meio da parceria do teatro Augusta com a Folha. Ele destaca três autores da nova safra: Letizia Russo (1980), Fausto Paravidino (1976) e Spiro Scimone (1964). "Essa geração pratica um realismo muito particular. É um tipo de estrutura de texto que surge da fala cotidiana", diz. Desde o final dos anos 80, o Della Limonaia realiza o festival Intercity, uma ponte com autores de outros países. Em 2004, o Brasil marcou presença com a encenação de textos do cearense Marcos Barbosa e do paulista Aimar Labaki. "Em geral, esses brasileiros alcançam linguagem universal a partir de realidades locais e histórias de intimismo", afirma. A abertura e o final do encontro terão apresentação musical de Andréa Kaiser e Rosana Civile, ao piano.

Fonte: Folha de São Paulo

Filhas do último Rei da Itália não exigirão indenização por exílio


Maria Gabriella e Maria Beatriz de Sabóia, filhas do último rei da Itália, Umberto II, asseguraram ontem que não exigirão uma indenização ao Estado pelos "danos sofridos" durante 56 anos de exílio, como reivindicam seu irmão Vittorio Emanuele e seu sobrinho Emanuele Filiberto. "Como membros da Casa Real de Sabóia, queremos dizer que não apoiaremos de modo algum a solicitação de danos apresentada contra a Itália por nosso irmão e seu filho", asseguraram as duas aristocratas à imprensa italiana.

Na semana passada, Vittorio Emanuele e seu filho enviaram uma carta ao primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, e ao presidente, Giorgio Napolitano, na qual solicitam 170 milhões de euros de indenização pelos "danos sofridos" durante o exílio. Na carta, eles reivindicam também a restituição de todos os bens confiscados à Coroa, que incluem vários edifícios, jóias e o Palácio de Quirinale, atual sede da Presidência da República. Umberto II morreu após um "interminável e sofrido exílio, sempre amando a pátria distante", afirmaram as irmãs, para quem Vittorio e seu filho "agora representam somente a si mesmos". "Agora não lhes restou mais nada a não ser levar a julgamento a nação italiana, à qual nossos antepassados serviram", acrescentaram.

Fonte: Agência EFE

Convívio Genealógico - São Paulo


Um grupo de genealogistas e pesquisadores se reúne mensalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo Capital. É um encontro livre, independente de instituição, lista de discussão e pesquisa em que cada pessoa participa ou mesmo para quem tem curiosidade de tentar descobrir um pouco mais sobre sua ancestralidade num papo sadio e amigável. É para quem foi e está sendo sempre mordido pelo vírus da genealogia. Em São Paulo, como o evento é feito na quarta quarta-feira do mês, ele é carinhosamente chamado de Quá-Quá. Para quem mora em São Paulo (capital e interior) ou está de passagem aí vai a sugestão:

Dia 28 de novembro
Quarta Quarta-feira do mês, das 19 às 21 horas
Restaurante Bovinus, Av.Paulista 854, Mezanino, Lojas 57/63/64

Serão todos muito bem vindos!

Fonte de divulgação:Alberto Durão, Aylzo Almeida , Eneida Rangel Celeti , Rafael Botelho - SP

Máfia: série de TV gera polêmica

O ministro italiano da Justiça, Clemente Mastella, opinou ontem na Sicília que a série de televisão "Il Capo dei capi" (O Chefe dos chefes), que reconstrói a vida e os crimes do ex-chefão mafioso Totó Riina (foto), “deveria ser suspensa”. “Falta a esta série o aspecto educativo que remeta aos valores de uma sociedade sadia”, comentou o ministro, em visita oficial em Gela (Sicília), onde se reuniu com os altos representantes da magistratura e inaugurou o novo centro penitenciário.

A série, transmitida pela rede de televisão privada Canale 5 e da qual só falta o último capítulo, está provocando uma forte polêmica. Totó Riina era o chefão sanguinário da Cosa Nostra (a máfia siciliana) até a sua prisão, em janeiro de 1993. “O ministro Mastella deveria ocupar-se em fazer funcionar os processos ou com os efeitos do indulto em vez de pensar nas séries televisivas”, replicou hoje Antonino Iannazzo, prefeito de Corleone, situada a 60 quilômetros de Palermo, onde Riina nasceu. “Em minha opinião o programa não é antipedagógico, apesar do efeito da emulação sempre ser possível”, acrescentou Iannazzo, para quem “um Estado no qual há liberdade de imprensa não deveria censurar”.

Seja como for, a série da TV está provocando um grande rebuliço. Há alguns dias foi o deputado regional do Partido Democrático (centro-esquerda), Nino Di Guardo, quem afirmou que "Il Capo dei capi" estava criando uma “efeito perigoso de emulação e um gravíssimo dano de imagem à Sicília”. “A Região investiu e continua a investir muito dinheiro para promover uma imagem positiva da Sicília, mas foi suficiente começar a transmitir esta série para anular tudo”, comentou Di Guardo. Segundo o deputado, "o mais grave", sem dúvida, é "o perigoso risco de emulação por parte dos jovens que, sobretudo em certas classes sociais, se identificam nos personagens que interpretam Riina e Bernardo Provenzano” (outro chefão da Cosa Nostra). Já para o parlamentar europeu Claudio Fava, "assistir a esta série é conhecer o inimigo para combatê-lo”. Fava, que é um dos roteiristas da série televisiva, dedicou grande parte de sua vida a lutar contra a máfia siciliana, organização criminosa que assassinou o seu pai Giuseppe, escritor e jornalista, em 1985.

Fonte: Ansa

Viúva de Pavarotti pede indenização de 30 milhões de euros


Nicoletta Mantovani, viúva do tenor italiano Luciano Pavarotti (foto), pediu indenização total de 30 milhões de euros (mais de R$80 milhões) a amigos do casal, alegando que foi muito difamada após a morte de seu marido. Ela entrou com uma ação perante os tribunais de Modena e Bolonha contra Lidia La Marca, mulher do diretor de orquestra e amigo de Pavarotti Leone Magiera e contra Franca Corfini Strata, casada com o nutricionista pessoal do tenor, Andrea Strata.

Nos dois casos, os danos nas ações foram quantificados em 15 milhões de euros (R$40 milhões), informou hoje o jornal "L'Informazione". A viúva (foto) afirma que "a memória do tenor foi prejudicada, pois foi mostrado como um homem fraco e facilmente influenciável" e que sua competência profissional foi colocada em dúvida. La Marca, identificada como amiga íntima do casal, concedeu uma entrevista ao "La Stampa" poucos dias depois da morte de Pavarotti na qual afirmava que Nicoletta atormentava o tenor e não o deixava ver seus amigos. A amiga de Pavarotti disse ainda que ele queria se divorciar de Nicoletta e que não havia feito isto porque temia que sua esposa não deixasse que visse a filha mais nova do casal, a pequena Alice, 4. As acusações de La Marca foram mais tarde corroboradas por Franca Corfini, a quem a viúva do tenor também pede indenização.
Poucos dias depois da morte de Pavarotti, Nicoletta pediu "silêncio" em comunicado divulgado por seus advogados "perante a maré de boatos e insinuações que estavam envenenando a atmosfera de luto". Luciano Pavarotti morreu em Modena no dia 6 de setembro, aos 71 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas, do qual tinha sido operado em julho de 2006, e que forçou sua retirada dos palcos.

Fonte: EFE