quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Especialistas fazem mapeamento de túneis subterrâneos da Roma Antiga

Exploração foi feita com a ajuda de robôs por controle remoto e GPS.
Arqueólogos acessaram 11 aquedutos que abasteciam a Roma Antiga.

Da AFP


Um espeleo-arqueólogo atravessa trecho do túnel do Acqua Claudia; especialistas fizeram mapeamento dos aquedutos da Roma Antiga.  (Foto: AFP Photo/Filippo Monteforte) 
Um espeleo-arqueólogo atravessa trecho do túnel do Acqua Claudia; especialistas fizeram mapeamento dos aquedutos da Roma Antiga. (Foto: AFP Photo/Filippo Monteforte)
Equipados com medidores de distância a laser, GPS e robôs por controle remoto, um grupo de espeleólogos (especialistas em cavernas) está concluindo o primeiro mapeamento dos aquedutos da Roma Antiga, que consideram ser a "última fronteira" da arqueologia.

Amarrados a cordas, eles desceram por poços de acesso e escalaram fendas para acessar os 11 aquedutos que abasteciam Roma, um labirinto que ainda corre por centenas de quilômetros no subsolo e ao longo de viadutos impressionantes.

A missão destes especialistas é atualizar o mais recente mapa superficial da rede, compilado no começo do século 20 pelo arqueólogo britânico Thomas Ashby.

Enquanto atravessava um trecho do túnel perfeitamente preservado do Acqua Claudia, no terreno de um convento franciscano em Vicovaro, perto de Roma, Alfonso Diaz Boj disse se sentir "orgulhoso" do estudo.

"Ele combina o que foi o nascimento da arqueologia como ciência com os mais recentes instrumentos disponíveis", prosseguiu Diaz Boj, que faz parte do grupo Sotterranei di Roma (Subterrâneos de Roma), usando capacete com lanterna.

Marcas de picareta dos escavadores romanos ainda podem ser vistas no calcário do túnel concluído em 38 d.C, sob o domínio do imperador Cláudio e uma camada de calcificação a cerca de um metro do chão mostra aonde o nível da água pode ter chegado.

"Estes aquedutos podem não ser tão bonitos quanto uma estátua ou algumas obras de arquitetura, mas creio que são muito importantes, são muito belos", afirmou.

Os antigos canais eram verdadeiras proezas de engenharia, dependendo unicamente da gravidade para assegurar o fluxo d'água, e podem ser vistos por todo o antigo Império Romano, que se estendeu da Alemanha ao norte da África.
Com a ajuda de cordas, um pesquisador desce para túnel. (Foto: AFP Photo/Filippo Monteforte)Com a ajuda de cordas, um pesquisador desce para
túnel. (Foto: AFP Photo/Filippo Monteforte)

A fronteira final
Sua importância estratégica é reforçada pelo fato de que Roma tinha um magistrado especial para supervisionar sua manutenção e que os visigodos os interromperam quando montaram o cerco à cidade.

O Acqua Claudia se estende por 87 quilômetros, das Montanhas Simbruini ao coração de Roma, e fornecia 2.200 litros d'água por segundo.

Apenas um dos aquedutos ainda funciona - o Acqua Vergine - e pode ser acessado em vários locais escondidos perto de Roma, incluindo uma entrada perto da Vila Médici, que leva a uma escadaria em espiral até o nível da água.

O Acqua Vergine tem um total de 20 quilômetros de extensão e termina na Fontana de Trevi, fotografada todos os dias por multidões de turistas.

"A Roma subterrânea é a última fronteira", afirmou Riccardo Paolucci, outro explorador, enquanto examinava um viaduto em um vale perto de Vicovaro, que levava a água para mais longe, na direção da cidade.

"A água era um serviço fundamental para a higiene. Em uma cidade como Roma, que tinha um milhão de habitantes, havia muito poucas epidemias", afirmou.

"Havia um conceito de serviço para o povo, para a cidade. É um conceito-chave que talvez faça falta não apenas na Roma moderna, mas também globalmente", continuou.

Diaz, Paolucci e os outros do Sotterranei di Roma trabalham em conjunto com a autoridade arqueológica romana, ajudando-a a entender o que pode ser visto na superfície do que está abaixo e inacessível, sem a necessidade de um equipamento especializado.

"Nós somos o que somos por causa do que temos dentro de nós, e Roma é o que é por causa do que está embaixo dela", afirmou Paolucci, um espeleólogo que também é chamado em incidentes de emergência ou sempre que um buraco de escoamento se abre na cidade.

O grupo também organiza visitas guiadas e cursos, inclusive um sobre aquedutos com início previsto para o próximo mês e que está ganhando fama internacional. Seus integrantes também foram incumbidos de mapear os vestígios subterrâneos da antiga Éfeso, na atual Turquia.

Seu estudo dos aquedutos se baseia em um mapa feito por Ashby, que foi diretor da Escola Britânica de arqueologia em Roma, entre 1906 e 1925.

A assinatura de Ashby pode ser vista na parede de um setor do aqueduto Acqua Marcia, que também passa por Vicovaro, ao lado de grafites e poemas do século XVII, deixados por visitantes que caminharam pelos antigos canais.

"Os mapas de Ashby estavam à frente de seu tempo", disse Diaz. "Ele buscava os vilarejos, as tratorias locais, falava com fazendeiros, caçadores. Ele descobriu o que descobriu graças ao conhecimento local", afirmou. ''É uma técnica que usamos até hoje", emendou.

Exploração teve o objetivo de realizar um mapa completo dos aquedutos da Roma Antiga. (Foto: AFP Photo/Filippo Monteforte) 
Exploração teve o objetivo de realizar um mapa completo dos aquedutos da Roma Antiga.
(Foto: AFP Photo/Filippo Monteforte)

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Fóruns Imperiais de Roma terão tecnologia multimídia

   Fóruns Imperiais de Roma terão tecnologia multimídia (foto: ANSA)
Fóruns Imperiais de Roma terão tecnologia multimídia (foto: ANSA)
 
 
Roma - A Itália trabalha para inserir a tecnologia nos Fóruns Imperiais de Roma. O governo pretende colocar na área arqueológica mais importante de Roma novas tecnologias, efeitos audiovisuais e painéis interativos.

    "Começaremos colocando em segurança e qualificação toda a área já explorada para que possa ser visitada, e lançaremos um projeto inovador de valorização do espaço arqueológico através do uso de tecnologias digitais e de técnicas experimentais, como painéis didáticos interativos, efeitos audiovisuais e outros instrumentos de comunicação multimídia", informou a assessora da Cultura de Roma, Flavia Barca.

    "Visitar um sítio arqueológico deve se transformar em uma experiência educativa, sensorial, lúdica, de entretenimento", afirmou ela.

www.ansabrasil.com.br

Il meteo

Maltempo in arrivo al Nord, ma caldo al Sud

Il meteo di mercoledì 30 ottobre: http://meteo.corriere.it/

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Foto do dia:Val Bognanco





Foto:

Coletânea Romântica Italiana

www.youtube.com


Colaboração Neli Orsi, Limeira, SP

Palestra do prof. Mirko Tavoni "Nuove prospettive per l'insegnamento dell' italiano a distanza" 05/11 18:30

IIC San Paolo Newsletter

Itália é o maior exportador de macarrão do mundo

  Dia mundial do Macarrão (foto: ANSA)
Dia mundial do Macarrão (foto: ANSA)
 
 
Roma  - A Coldiretti, a confederação italiana de agricultores anunciou no último dia 25, dia mundial do macarrão, que a Itália bateu o recorde histórico em exportação de macarrão.

    A Itália, líder de produção de massa no mundo, também é o maior exportador do produto com 1,9 milhões de toneladas de massa vendidas fora do país, um aumento de 6% no primeiro semestre deste ano.

    A Coldiretti informou que 73% das exportações são destinadas ao mercado europeu, 13% ao dos Estados Unidos, e 14% para o resto do mundo. Os italianos continuam sendo os maiores consumidores de macarrão do mundo, com uma preferência pela massa seca (22 quilos por pessoa/ano) em relação a massa fresca (4 quilos), revela a associação.


Com informações da Ansa Brasil

Letta critica pedido de impeachment de presidente

Para o premier italiano, Enrico Letta, Grillo só quer a instabilidade no país (foto: ANSA) ta, Grillo só quer a instabilidade no país (foto: ANSA)
 
 
Roma - O primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, usou o seu twitter nesta segunda-feira (28) para criticar o pedido de impeachment do presidente Giorgio Napolitano, feito por Beppe Grillo, líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), a terceira força no Parlamento do país.

    "Repudio com firmeza o ataque de Grillo a Napolitano.

    Impeachment é absurdo. Grillo quer apenas a instabilidade. A Itália não precisa disso", escreveu o premier. Na última quinta-feira (24), Grillo anunciou que seu partido vai pedir a saída do presidente, que havia convocado apenas membros do Partido Democrático (PD), ao qual pertence Letta, e do Povo da Liberdade (PDL), de Silvio Berlusconi, para discutir a reforma da lei eleitoral italiana. "Nós já encarregamos nossos advogados de preparar um pedido de impeachment do chefe de Estado", disse o político e comediante.

www.ansabrasil.com.br

Glenn Greenwald será chamado à Itália para depor

O jornalista Glenn Greenwald publicou denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos (foto: EPA)
O jornalista Glenn Greenwald publicou denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos 
(foto: EPA)
 
Roma - O Comitê Parlamentar para a Segurança da República (Copasir) da Itália vai convocar o jornalista Glenn Greenwald para depor sobre as acusações de espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos em países da Europa. O Copasir é um órgão do Parlamento italiano que tem como função controlar a atuação dos serviços secretos no país. Ele é composto por cinco deputados e cinco senadores nomeados pelos presidentes das duas casas, representando proporcionalmente as forças políticas que as compõem. "Todos os membros declararam estar de acordo com essa proposta", disse o deputado Claudio Fava.

    Em uma entrevista recente à revista L'Espresso, Greenwald disse que o governo italiano foi monitorado pela NSA -- assim como diversos países europeus -- e por um programa de vigilância britânico chamado Tempora, que funciona a partir da coleta de dados de cabos de fibra ótica. Entre os temas que interessam ao Reino Unido, não estaria somente a luta contra o terrorismo, mas também as "intenções políticas dos governos estrangeiros" e assuntos militares e econômicos.

    Além disso, o comitê avalia convocar o ex-analista Edward Snowden, principal responsável pela divulgação de informações sobre as operações de espionagem norte-americanas.


www.ansabrasil.com.br

L'uomo al lavoro di Lewis Hine

Lewis Hine. Operaio sull'Empire State Building mentre fornisce indicazioni all'operaio addetto al gancio - New York,  1931 dalla serie Empire State Building 
 Lewis Hine. Operaio sull'Empire State Building mentre fornisce indicazioni all'operaio addetto al gancio - New York, 1931 dalla serie Empire State Building
 
Per la prima volta a Milano, una mostra presenta 60 stampe originali del padre della fotografia sociale moderna, provenienti dalla Collezione Rosenblum di New York: dai famosi Operai dell'Empire State Building agli Immigrati di Ellis Island, dal Reportage di Pittsbourgh, al Lavoro minorile in Pennsylvania, North Carolina e Virginia.

Dal 20 novembre al 2 febbraio al Centro culturale di Milano sarà in mostra Lewis Hine 'Costruire una nazione Geografia umana e ideale' .  "Se sapessi raccontare una storia con le parole non avrei bisogno di trascinarmi dietro una macchina fotografica", diceva Lewis Hine.

La rassegna, curata da Enrica Viganò e ideata da Camillo Fornasieri, fa parte dell'iniziativa Autunno Americano del Comune di Milano e si svolge con la partecipazione e il Patrocinio del Consolato Americano di Milano e della American Chamber of Commerce in Italy, di Regione Lombardia e di IES Abroad, che realizzerà con i suoi studenti universitari americani a Milano le visite guidate in lingua inglese.

Le immagini sono state raccolte da Walter Rosenblum il grande fotografo americano, allievo prediletto di Hine e protagonista di spicco della stagione della Photo League americana.Elemento di pregio dell'intero progetto è il film L'America di Lewis Hine, di Nina Rosenblum e Daniel Allentuck (Dedalus Production) che verrà proiettato - mercoledì 27 novembre, alle ore 21.00 - nella "Sala Sironi" del Palazzo dell'Informazione, dove si potrà ammirare il grande mosaico di Sironi del 1931 - anno in cui termina la costruzione dell'Empire State Building e di cui Hine fu il fotografo ufficiale, consegnandoci le immortali immagini dei Workers sospesi nell'aria.


www.ansa.it

Pil giu' nel III trimestre, cinque milioni di poveri

Calo dell'1,8% nel 2013 del Pil, un po' più della previsione del Governo (-1,7%). E' quanto afferma l'Istat. Si prevede per il 2013 un calo ''seppur limitato nel terzo trimestre seguito da una debole variazione positiva''. A fine anno dovrebbe quindi ''terminare la fase recessiva iniziata nel secondo semestre del 2011''.

La recessione ha determinato ''gravi conseguenze'' sull'intensità del disagio economico: dal 2007 al 2012 il numero di individui in povertà assoluta è raddoppiato da 2,4 a 4,8 milioni. Lo rileva l'Istat. Quasi la metà (2,3 milioni) sono al Sud e di questi poco più di 1 milione sono minori. Aumentano le famiglie che comprano meno: il 65%.

Nel 2013 una famiglia su 3 è stata direttamente colpita dalla crisi, ossia nei percettori di reddito del nucleo familiare. Lo rileva l'indagine Acri-Ipsos precisando che si è passati dal 26% del 2012 al 30%. Per una famiglia su 4 (26%) il tenore di vita è seriamente peggiorato.


www.ansa.t

sábado, 26 de outubro de 2013

Morre o italiano Augusto Odone, desenvolvedor do 'óleo de Lorenzo'

Odone morreu após complicações decorrentes de infecção pulmonar.
Ele criou produto para salvar a vida do filho, Lorenzo.

Do G1, em São Paulo

Morreu nesta quinta-feira (25) na Itália, aos 80 anos, o ex-economista do Banco Mundial Augusto Odone, que ficou mundialmente conhecido ao desafiar os cientistas e inventar um tratamento para salvar a vida de seu filho.

Odone e sua mulher, Michaela, morta em 2000, batalharam para desenvolver uma mistura derivada de óleos alimentares naturais para o filho, Lorenzo, portador de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas que provocam a destruição do sistema neurológico. A enfermidade causa, normalmente, uma falha cerebral e morte.

Os médicos fizeram uma previsão que a criança morreria aos seis anos, mas graças aos pais, Lorenzo viveu até os 30 anos. Ele morreu em 2008.

De acordo com a agência Associated Press, Augusto Odone aprendeu sozinho a fazer a mistura conhecida como “óleo de Lorenzo”. Estudos posteriores sugeriram que o produto atrasa os sintomas da ALD.

O tema foi retratado em um filme de 1992, com Nick Nolte e Susan Sarandon no papel do casal Odone. Augusto morreu em decorrência de uma infecção pulmonar.


Imagem Odone e seu filho Lorenzo em 2008
http://www.telegraph.co.uk

Vulcão Etna entra em erupção na Itália

Da Reuters
 

Vulcão do monte Etna é visto do vilarejo de Viagrande, na Itália, neste sábado (26) (Foto: Carmelo Imbesi/AP) 
Vulcão do monte Etna é visto do vilarejo de Viagrande, na Itália, neste sábado (26)
 (Foto: Carmelo Imbesi/AP)
 
O mais alto e mais ativo vulcão da Europa, o monte Etna, entrou em erupção neste sábado (26), cuspindo lava e gerando vasta nuvem de fumaça sobre a ilha de Sicília, no sul da Itália.

Nenhum vilarejo foi esvaziado em função da erupção, que não causou nenhuma ruptura significativa, embora o espaço aéreo sobre a Sicília tenha sido brevemente fechado nesta manhã, de acordo com o aeroporto de Catania.

O vulcão está em atividade quase constante, embora a última grande erupção tenha ocorrido em 1992. A erupção de agora foi precedida por uma série de tremores no subsolo na sexta-feira.

Torna l’ora solare



Torna l’ora solare 

 
Lancette indietro stanotte alle 3: http://bit.ly/1boH41Q



https://www.facebook.com/corrieredellasera

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PIB terá queda de 1,8% em 2013, diz Standard & Poorïs

Roma - A agência de classificação de risco Standard & Poor's espera que o Produto Interno Bruto (PIB) italiano tenha uma queda de 1,8% em 2013. O número representa uma leve evolução em relação à última previsão da empresa, que era de -1,9%.

    A S&P lembrou em um comunicado que o rebaixamento do rating do país em julho é um exemplo dos "riscos que permanecem em algumas nações, apesar das visíveis melhoras". A nota da Itália foi cortada de BBB+ para BBB, com outlook negativo, o que indica que pode haver uma nova redução ainda este ano ou em 2014.
 
    A agência também prevê que o PIB da Espanha, que cresceu 0,1% no terceiro trimestre, encerrando um longo período de recessão, feche 2013 com diminuição de 1,5%. 


www.ansa.it/www.ansabrasil.com.br

M5S vai pedir impeachment de Giorgio Napolitano

Beppe Grillo, líder do M5S, anunciou que vai entrar com um pedido de impeachment do presidente da Itália (foto: ANSA)
Beppe Grillo, líder do M5S, anunciou que vai entrar com um pedido de impeachment do presidente da Itália (foto: ANSA)
 
Trentino - O comediante e político Beppe Grillo, líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), terceira força política no Parlamento italiano, anunciou que seu partido vai pedir a saída do presidente da Itália, Giorgio Napolitano. "Nós pediremos o impeachment do presidente da República", disse ele durante a campanha para as eleições provinciais em Trento, norte do país.

    Nesta quinta-feira (24), Napolitano convocou líderes do Partido Democrático (PD), do premier Enrico Letta, e do Povo da Liberdade (PDL), de Silvio Berlusconi, para discutir a reforma da lei eleitoral, o que irritou membros do M5S, que o acusam de conversar apenas com as legendas que dão maioria ao governo.

    "Nós já encarregamos nossos advogados de preparar um pedido de impeachment do chefe de Estado", acrescentou Grillo.


www.ansabrasil.com.br

Italianas são as que mais gastam com beleza na Europa

  Italianas não deixam de gastar com produtos de beleza (foto: ANSA)
Italianas não deixam de gastar com produtos de beleza (foto: ANSA)
 
Milão - A mulher italiana, mesmo com a crise econômica que atinge a Itália, continua gastando parte de suas rendas com produtos de beleza, revela hoje (23) uma pesquisa do Observatório Weekend Donna.

    A mulher italiana aparece em primeira da lista quando se trata de gastos com produtos de beleza na Europa, uma pesquisa britânica revela que cada mulher gasta em média 20 mil euros para ficar mais bonita.

    Na Itália os gastos com maquiagem continuam crescendo (+3,5%), mesmo durante a crise, revela a pesquisa.

    Durante sua vida, as mulheres mudam seu corte de cabelo e a maquiagem em média 527 vezes com o objetivo de encontrar um novo relacionamento, por uma ocasião particular e para procurar um novo trabalho, mostra o estudo.


www.ansabrasil.com.br

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Genealogia uma ferramenta para a história da família


O INGESC em parceria com o Diretor do Centro de História da Família, Cid Reboledo, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estará participando da 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC, com um estande "Genealogia uma Ferramenta para a História da Família", que será realizada de 23 a 25 de outubro das 09 horas às 19 horas e 26 de outubro das 09 horas ás 13 horas no campus Trindade da UFSC, em uma estrutura formada pelo Centro de Convivência e uma lona em seu entorno.

 Estaremos utilizando um espaço padrão 3,00m de frente por 2,00m de fundo, onde em conjunto com o CHF estaremos divulgando e incentivando a pesquisa genealógica.

Venha nos visitar estande nr. 36, ficarei nas tardes.

 Fernando Cesar Gomes Machado
Presidente


www.ingesc.org.br
 

Corte reconhece míssil como causa de desastre aéreo de Ustica

Foto de arquivo de avião destruído em acidente aéreo (foto: ANSA)
Foto de arquivo de avião destruído em acidente aéreo (foto: ANSA)
 
Roma  - A Corte de Cassação da Itália anunciou ontem  (22) que considera "consagrada" a tese de que um míssil atingiu o avião DC9 da companhia aérea Itavia em 27 de junho de 1980, deixando 81 mortos.
 
A aeronave caiu em Ustica, região da Sicília, e nunca foram esclarecidas as causas e circunstâncias do acidente, apesar das investigações levadas adiante pela Justiça italiana.

Em 2007, o ex-presidente italiano Francesco Cossiga chegou a afirmar que o avião tinha sido alvo de mísseis internacionais, possivelmente franceses, que tentavam atingir uma aeronave do ex-ditador líbio Muamar Kadafi que voava a pouca distância do avião da Itavia.

O pronunciamento da Corte de Cassação, que representa a última instância na Itália, ocorre por conta de um recurso apresentado por herdeiros da companhia aérea, a qual decretou falência meses após o acidente.

A Corte de Cassação acatou o recurso de Luisa Davanzali, herdeira de Aldo Davanzali, proprietário da companhia aérea, e determinou a abertura de um novo processo civil pelo qual serão constatadas as responsabilidades dos Ministérios da Defesa e do Transporte no acidente e, consequentemente, no fechamento da Itavia.

www.ansabrasil.com.br

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Arriva il Presepe degli chef Arriva il Presepe degli chef

IL PRESEPE DEGLI CHEF 
 IL PRESEPE DEGLI CHEF
  
NAPOLI - Realizzato a mano, secondo l’antica tradizione partenopea, il Presepe degli chef si presenta come una sorta di guida gastronomica tridimensionale con 27 statuine che hanno i volti dei grandi cuochi della cucina italiana. La mano inconfondibile della realizzazione è dell’artigiano Marco Ferrigno erede di una famiglia che, dal 1836, firma piccole opere d’arte in terracotta nella celebre strada dei presepi, via San Gregorio Armeno. Il risultato è un vero e proprio presepe tradizionale d’autore in cui i classici pastori lasciano il posto ai volti noti della cucina italiana ritratti in giubba da cuoco, ciascuno con un dettaglio.

Il maestro Ferrigno ha costruito anche le scene: il banco della carne e quello dei formaggi, la vecchia osteria e la cucina, il banco del pesce. Dai veterani dell’alta cucina ai volti nuovi consacrati dalla critica e dalla Tv, il Presepe degli chef fotografa la situazione della ristorazione italiana e dà spazio anche a due super critici del settore: Enzo Vizzari e Stefano Bonilli, entrambi ritratti alla perfezione dal maestro Ferrigno. La cura dei dettagli, la verve nel dipingere alcuni personaggi, l’ironia e la somiglianza di certe espressioni, fanno del Presepe degli chef un piccolo capolavoro d’artigianato che vuol essere un work in progress: ogni anno infatti, come accade nelle migliori guide gastronomiche, il presepe sarà aggiornato con l’aggiunta o la fuoriuscita di qualche chef. "La bellezza del presepe napoletano contemporaneo - ha detto Maurizio Cortese, ideatore dell'iniziativa - è che dà la possibilità di fare della sana ironia su episodi realmente accaduti. San Gregorio Armeno, la via dei presepi di Napoli, è piena di statuette che rimandano alla più viva attualità. Ricordo quando Gianfranco Vissani dichiarò in televisione che si vergognava di cucinare con il pomodoro e la sdegnata reazione che ne seguì di Alfonso Iaccarino: non potevo non far rappresentare questa storia. Ognuno dei “miei” pastori è raffigurato secondo le sue peculiarità".

L'idea sta facendo il giro del web e Twitter, dopo la presentazione a Napoli il 19 ottobre in occasione del lancio di CORTESEWAY, il portale di viaggi e consulenze su misura nel food&wine creato da Maurizio Cortese, food writer e gastronomo napoletano.


www.ansa.it/terraegusto

Cygnus lascia la Stazione Spaziale

Costruita in Italia, ha trasportato materiale e esperimenti


La capsula Cygnus è stata agganciata alla Stazione Spaziale con una manovra condotta da Luca Parmitano (fonte: NASA TV)  
La capsula Cygnus è stata agganciata alla Stazione Spaziale con una manovra condotta da Luca Parmitano (fonte: NASA TV)

La navetta automatica Cygnus ha concluso la sua missione sulla Stazione Spaziale Internazionale. L'astronauta italiano Luca Parmitano ha distaccato dalla Stazione la capsula tenendola con il braccio robotico poi, a distanza di sicurezza l'ha lasciata andare.

Cygnus rientrerà nell'atmosfera terrestre disintegrandosi domani, mercoledì 23 ottobre, alle 20.18 ora italiana. La capsula è stata costruita in Italia dalla Thales Alenia Space.

La navetta da trasporto Cygnus è stata sganciata dalla Stazione Spaziale Internazionale Iss, alla quale era agganciata dallo scorso 29 settembre. L'astronauta italiano Luca Parmitano, con accanto l'americana Karen Nyberg, hanno operato sul braccio meccanico che ha dapprima distaccato la capsula dal modulo Harmony per poi, una volta a distanza di sicurezza, alle 13.32 ora italiana l'hanno definitivamente rilasciata. La capsula è stata sganciata quando il complesso orbitale viaggiava sopra l'Oceano Pacifico poco ad est dell'Argentina.

Il rientro è previsto per domani alle 20.18 ora italiana quando la capsula, entrando in contatto con gli starti più densi dell'atmosfera terrestre, brucerà senza creare problemi per gli abitanti della Terra. Cygnus, di proprietà della società privata americana Orbital Science Corporation, era stata lanciata dalla base Nasa di Wallops Island in Virginia lo scorso 18 settembre.

L'aggancio previsto tre giorni dopo era stato rinviato per un malfunzionamento ai sistemi di avvicinamento alla Stazione causato da alcuni dati errati inviati dai satelliti per la navigazione Gps. La capsula costruita negli stabilimenti torinesi della Thales Alenia Space aveva a bordo circa 700 chili di cibo, materiale informatico, pezzi di ricambio ed esperimenti ideati da alcuni studenti. La navetta una volta svuotata dagli astronauti è stata riempita con circa una tonnellata di rifiuti e materiale oramai inutile sulla Stazione. Il prossimo lancio di una capsula Cygnus, trasportata da un vettore Antares, è previsto per il prossimo 15 dicembre.


www.ansa.it/scienza

Napolitano e le voci sulla clemenza «Patto con Berlusconi? Ridicole panzane»



Il presidente della Repubblica GIorgio NapolitanoIl presidente della Repubblica Giorgio Napolitano
 
«Solo il Fatto Quotidiano crede alle ridicole panzane come quella del “patto tradito” dal presidente Napolitano». Dal Quirinale esce una nota durissima, dai toni inconsueti, contro il giornale di Travaglio e Padellaro.
 
 LA RICOSTRUZIONE - Dove, secondo una ricostruzione pubblicata martedì, i falchi del Pdl sostengono che il presidente avrebbe promesso la grazia a Berlusconi per poi rimangiarsi la parola. E la nota continua secca: «La posizione del presidente in materia di provvedimenti di clemenza è stata a suo tempo espressa con la massima chiarezza e precisione nella dichiarazione del 13 agosto scorso». 
 
www.corriere.it

Antimafia: Bindi eletta presidente con 25 voti


Roma - Rosy Bindi è stata eletta presidente dell'Antimafia con 25 voti. 8 sono andati a Luigi Gaetti (M5s). Le schede bianche sono state 2, un voto nullo. Riccardo Nuti (M5s) ha smentito qualsiasi "giallo" su una presunta spaccatura all'interno del M5s nel primo voto. Infatti Gaetti ha avuto 6 voti e non 8, "perché lui stesso non si è votato, e un altro nostro collega era in quel momento in missione. Quindi nessuna spaccatura".
"Inaccettabile strappo del Pd pur di dare una poltrona a Rosy Bindi". Lo scrive su Twitter Maurizio Gasparri commentando l'elezione del presidente della commissione antimafia.

''La delegazione parlamentare del Popolo della libertà in Commissione Antimafia - annunciano i capigruppo - non parteciperà al voto odierno per l'elezione del presidente e dell'ufficio di presidenza, dal momento che il Partito democratico intende imporre un proprio candidato usando solo la forza dei numeri e senza la necessaria condivisione per una scelta così importante. Ricordiamo che negli ultimi mesi l'elezione degli organi della Commissione Antimafia ha subito numerosi rinvii proprio a causa delle divisioni interne allo stesso Pd''.

Ingroia, grave spettacolo Pd-Pdl in Commissione - ''Lo stallo della Commissione parlamentare Antimafia, per sette mesi senza componenti e ancora oggi senza presidente, è la dimostrazione palese di un parlamento incapace, lontano dal Paese reale, dove la mafia è un'urgenza da affrontare''. Lo ha denunciato il leader di Azione Civile Antonio Ingroia a Genova in una conferenza stampa. ''Ancora prima della magistratura, la lotta alla mafia dovrebbe essere una priorità della politica - ha sottolineato Ingroia - La Commissione Antimafia dovrebbe essere in prima linea contro il riciclaggio, la mafia dei colletti bianchi, le infiltrazioni criminali nel Nord Italia''. ''Invece di un passo avanti della politica - ha aggiunto - gli italiani assistono a un indecoroso spettacolo di mercanteggiamento sotto banco in base ai rapporti di forza della maggioranza governativa, Pd e Pdl non riescono nemmeno a mettersi d'accordo per nominare il nuovo presidente della Commissione''


www.ansa.it

Corsi di italiano per stranieri in biblioteca 2013-2014

Le Biblioteche di Roma anche quest'anno offriranno corsi gratuiti di italiano per stranieri.

I corsi di livello base, intermedio e avanzato avranno inizio a partire dal mese di ottobre 2013.
 
Per l'iscrizione ai corsi è necessario contattare direttamente la biblioteca di interesse.
 
Inoltre, per avere informazioni su tutti i corsi gratuiti di italiano per stranieri attivi a Roma si può consultare il link: 






Newsletter Roma Multietnica

Relembramos: Apresentação do livro "La Rabbia e il Coraggio" dia 22/10 19h

clique para ampliar

IIC San Paolo Newletter

Divulgadas cartas inéditas de Giuseppe Ungaretti

Livro com cartas inéditas de Giuseppe Ungaretti foi lançado na Casa das Rosas (foto: Reprodução/Facebook)
Livro com cartas inéditas de Giuseppe Ungaretti foi lançado na Casa das Rosas
 (foto: Reprodução/Facebook)
 
 
São Paulo  - Após ficarem trancadas em uma caixa por quase meio século, foram divulgadas pela primeira vez uma série de cartas escritas em 1966 pelo poeta italiano Giuseppe Ungaretti e endereçadas ao então diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Edoardo Bizzarri.

    Descoberta casualmente entre os documentos mais antigos da instituição, a correspondência inédita fala sobre a organização de uma visita de Ungaretti ao Brasil, a convite de Bizzarri, para um ciclo de encontros e conferências.

    Traduzidas e organizadas por Francesca Cricelli, as cartas mostram a vontade de Ungaretti de retornar ao país, ao qual era profundamente ligado por motivos pessoais e profissionais, e onde havia passado seis anos lecionando na Universidade de São Paulo (USP).

    Intitulado "Cartas-Lettere", o volume foi apresentado na Casa das Rosas pelo diretor do instituto, Rennato Poma, na presença do cônsul geral da Itália, Mauro Marsili, e de Bruna Bianco, a quem Ungaretti conheceu durante a viagem quando ela era ainda uma jovem poetisa, e que tornou-se seu último grande amor. "Por meio dessa publicação, o instituto rende homenagem a um dos maiores intérpretes da cultura italiana e europeia do século XX", disse Poma.


www.ansabrasil.com.br

Letta diz que nunca pensou em deixar seu cargo

Ele pretende continuar atuando como primeiro-ministro
Ele pretende continuar atuando como primeiro-ministro "até 2015" (foto: ANSA)
 
 
Roma  - O premier da Itália, Enrico Letta, disse ontem, dia 21, que desde que assumiu o cargo, em abril deste ano, não pensou em deixar o cargo, mesmo diante da crise enfrentada recentemente.

    Em entrevista ao programa "Otto e mezzo", Letta acrescentou que "as alternativas não me convencem" e que pretende continuar atuando como primeiro-ministro "até 2015", quando termina seu mandato.

    A respeito de uma crítica recebida ontem de seu antecessor, Mario Monti, de que teria se ajoelhado diante do partido Povo da Liberdade (PDL), do também ex-chefe de governo e senador Silvio Berlusconi, Letta disse que não compartilha da opinião. "Mas não vou cair em controvérsias", concluiu. Sobre o possível afastamento de Berlusconi, que pode tirá-lo da política após 20 anos, o premier disse que a demora por uma decisão se dá porque é preciso analisar bem a questão, pois "uma crise do governo seria um caos"



Da www. ansabrasil.com.br

Corpos estão 'inteiros' em avião de Missoni

   Corpos em avião de Missoni estão inteiros (foto: ANSA)
Corpos em avião de Missoni estão inteiros (foto: ANSA)
 
 
Caracas - Os corpos de cinco das seis pessoas que viajavam a bordo do avião que caiu no arquipélago de Los Roques entre os quais estava Vittorio Missoni, herdeiro da grife italiana, foram encontrados completos dentro da aeronave.

    Informou a procuradora-geral venezuelana Luisa Ortega, ao final de um encontro com familiares das vítimas.

    Ortega acrescentou que como os corpos foram encontrados dentro do avião e com a bagagem identificada, não existe dúvida que se trate do avião que caiu em 4 de janeiro passado nas águas do arquipélago venezuelano.

    A procuradora precisou que agora será aberta uma segunda fase da investigação, que se articulará por um lado comparando as amostras orgânicas encontradas com o material genético dos familiares diretos das vítimas e por outro lado equipes de resgate tirarão do fundo do mar o avião, para determinar as causas do acidente.


www.ansabrasil.co.br

sábado, 19 de outubro de 2013

Marcha contra austeridade do governo da Itália termina em tumulto


Reuters

Manifestantes atiraram garrafas e ovos contra poliícia e bancos.
Protesto era contra desemprego e cortes do governo.

Da Reuters
 

Tumultos foram registrados em Roma neste sábado (19), quando dezenas de milhares de pessoas marcharam pela capital da Itália para protestar contra o desemprego, cortes do governo e grandes projetos de construção que dizem tirar dinheiro de serviços públicos.

Os manifestantes atiraram garrafas em uma van da polícia e ovos em bancos e no Ministério da Economia. 

A polícia interveio para manter manifestantes de direita longe dos protestos.

O protesto ocorre em um momento em que o primeiro-ministro Enrico Letta está tentando unir seu frágil governo de coalizão de esquerda-direita e luta para tirar a Itália de sua pior recessão desde o pós-guerra.


Manifestante depreda fachada durante manifestação contra austeridade realizada em Roma neste sábado (19) (Foto: Alberto Pizzoli/AFP) 
Manifestante depreda fachada durante manifestação contra austeridade realizada em Roma neste sábado (19) (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)
 
O orçamento de Letta para 2014, revelado na terça-feira, tornou-se um ponto focal de descontentamento, com os sindicatos reclamando do congelamento dos salários do setor público e do que eles dizem ser uma insuficiente flexibilização da carga de impostos sobre os trabalhadores. O desemprego entre jovens está atualmente em um recorde de 40,1 por cento.

Os organizadores da manifestação disseram que pelo menos 70 mil pessoas se uniram à marcha que começou na Piazza San Giovanni, na zona sul da cidade, e seguiu caminho através de um centro quase deserto.

Muitas lojas ao longo do percurso foram fechadas por precaução, com temores de que a demonstração poderia se tornar violenta, como ocorreu há dois anos, quando várias pessoas ficaram feridas quando os manifestantes quebraram janelas e incendiaram carros.

Os manifestantes, em sua maioria jovens, levaram faixas contra o desemprego, a falta de habitação a preços acessíveis e contra os planos de uma ligação ferroviária de alta velocidade com a França.

Opositores do projeto dizem que, além de trazer risco ambiental, o dinheiro para a construção do trem de alta velocidade deveria ser usado para ajudar pobres e desempregados.

Criminoso de guerra nazista Priebke será sepultado na Itália, diz advogado

Local de sepultamento gerou protestos na Itália e na Alemanha.
Nazista morreu aos 100 anos no dia 11 de outubro.

Da France Presse

Ex-capitão nazista Erich Priebke ao deixar o escritório de seu advogado, em Roma. Autoridades querem impedir seu funeral na capital. Criminoso morreu na sexta-feira (11), aos 100 anos.  (Foto: Dario Pignatelli/Reuters) 
Ex-capitão nazista Erich Priebke ao deixar o
escritório de seu advogado, em Roma. Autoridades
querem impedir seu funeral na capital. Criminoso
morreu na sexta-feira (11), aos 100 anos. (Foto:
Dario Pignatelli/Reuters)
 
O criminoso de guerra nazista Erich Priebke será sepultado na Itália, anunciou neste sábado (19) à AFP o advogado do antigo membro das SS, falecido em 11 de outubro, aos 100 anos.

"Tudo está resolvido. Chegou-se a um acordo com as autoridades para o enterro de Erich Priebke em um local que será mantido em segredo", declarou Paolo Giachini.

O funeral do criminal nazista havia sido suspenso e ninguém queria receber seus restos mortais ante o temor de que seu túmulo se convertesse num local de peregrinação para os neonazistas.
 
Ex-oficial das SS, Priebke foi condenado na Itália, em 1998, à prisão perpétua por sua participação na morte de 335 civis italianos em março de 1944, em Roma, episódio conhecido como o massacre das Fossas Ardeatinas.

Detido na Argentina em 1994, depois de ter vivido tranquilamente nesse país por mais de 40 anos, foi extraditado e julgado na Itália, onde permaneceu em prisão domiciliar.

Scontri davanti al Ministero dell'Economia, bombe-carta contro i blindati


Horário de verão começa no próximo domingo

Do G1, em São Paulo
 

O horário de verão começa no próximo domingo (20) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com isso, à meia-noite do sábado (19) para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014.


Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.


Horário de verão 2013 (Foto: Arte/G1)

Mediaset: chiesti due anni interdizione per Berlusconi


Silvio Berlusconi 
 Silvio Berlusconi
 
La Corte d'Appello di Milano ha determinato in due anni l'interdizione ai pubblici uffici per Silvio Berlusconi condannato definitivamente a 4 anni di reclusione per la frode fiscale nel processo Mediaset. La sentenza giunge dopo il rinvio per ricalcolare la pena accessoria deciso dalla Cassazione lo scorso primo agosto.

di Igor Greganti
Arriverà oggi, salvo colpi di scena, e forse già in mattinata, la decisione della Corte d'Appello di Milano sull'interdizione dai pubblici uffici per Silvio Berlusconi, condannato in via definitiva per frode fiscale a 4 anni di reclusione per il caso dei diritti tv Mediaset. I giudici, infatti, dopo aver ascoltato accusa e difesa dovranno soltanto ricalcolare la pena accessoria da applicare tra un minimo di un anno e un massimo di tre anni, come stabilito dalla Cassazione con la sentenza dello scorso primo agosto. L'udienza si aprirà alle 9 al primo piano del Palazzo di Giustizia davanti al collegio della terza sezione penale della Corte d'Appello, presieduto da Arturo Soprano (giudici a latere Maria Rosaria Mandrioli e Simona Improta). Se non ci saranno mosse a sorpresa dell'ultimo minuto da parte della difesa del Cavaliere, si comincerà con la relazione di uno dei giudici e poi si passerà alla discussione dell'avvocato generale Laura Bertolè Viale e a quella dei legali dell'ex premier, Franco Coppi e Niccolò Ghedini. In casi del genere le parti di solito parlano un quarto d'ora, massimo mezz'ora. Si tratta, infatti, di un appello 'bis' che non deve entrare nel merito della condanna già definitiva per quella frode fiscale da oltre 7 milioni di euro, ma che deve soltanto ritoccare al ribasso, sulla base dei paletti fissati dalla Cassazione, i cinque anni di interdizione che erano stati inflitti in primo e secondo grado. I giudici, sempre in base a quanto deciso dagli 'Ermellini', dovranno semplicemente applicare al Cavaliere un'interdizione compresa tra un massimo di tre e un minimo di un anno, come prevede la legge tributaria. Negli altri gradi di giudizio, invece, era stata seguita, erroneamente secondo la Cassazione, la legge ordinaria.

L'avvocato generale Bertolè Viale, quasi certamente, chiederà tre anni di interdizione, mentre la difesa, dopo aver posto probabilmente alcune questioni preliminari, non potrà far altro che chiedere il minimo, ossia un anno. Poi la Camera di Consiglio, non certo lunga, e la sentenza con le motivazioni che saranno depositate nel giro di due settimane. La pena accessoria, comunque, prima di diventare definitiva, dovrà passare un nuovo vaglio della Cassazione, se i legali di Berlusconi vi faranno ricorso, come è prevedibile. La pronuncia della Suprema Corte potrebbe, quindi, arrivare o già entro la fine di quest'anno o nei primi mesi del prossimo. Quando la pena dell'interdizione sarà definitiva, Berlusconi perderà l'elettorato attivo e passivo per il tempo stabilito dai giudici: non potrà più votare, dunque, né candidarsi. L'interdizione poi vuol dire soprattutto la decadenza per il Cavaliere dalla carica di senatore. Tuttavia, su questo punto dovrà comunque esprimersi la Giunta per le immunità e poi eventualmente anche il Senato. Sempre che Berlusconi non sia già 'decaduto' con un voto di Palazzo Madama sulla base della legge Severino. Per quanto riguarda, infine, la pena da scontare di un anno (tre dei quattro anni della condanna sono coperti da indulto) Berlusconi ha chiesto una settimana fa l'affidamento in prova ai servizi sociali. Richiesta su cui dovrà decidere il Tribunale di Sorveglianza nei prossimi mesi, forse non prima della primavera 2014.


www.ansa.it

In Italia 4,5 mln con osteoporosi,domenica Giornata mondiale

Roma - Solo in Italia colpisce 3,5 milioni di donne e 1 milione di uomini con costi sociali altissimi, che in Europa superano i 57 miliardi di euro. E' l'osteoporosi, una patologia in aumento ma che può essere contrastata grazie alla prevenzione, tema al centro della Giornata mondiale dell'osteoporosi che ricorre domenica 20 ottobre. Ma quali sono le possibili cause su cui intervenire? Le progressive modificazioni alimentari hanno determinato non pochi squilibri nutrizionali, a svantaggio del consumo di latte e derivati, spiegano gli esperti, con conseguente riduzione dell'apporto giornaliero di calcio, minerale che contribuisce ad avere ossa forti e denti sani.

La sana alimentazione risulta dunque fondamentale, così come gli screening di controllo. E in occasione della Giornata mondiale, tra le iniziative, presso il Campus biomedico di Roma sarà possibile effettuate test gratuiti per prevenire il rischio di fratture, prima conseguenza legata all'osteoporosi. 




www.ansa.it/salute
imagem Google

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Itália condena mais um nazista à prisão perpétua

Foto de arquivo em que Stork aparece ao centro (foto: ANSA)
Foto de arquivo em que Stork aparece ao centro (foto: ANSA)
 
Roma- O Tribunal Militar de Roma condenou à prisão perpétua o alemão Alfred Stork, de 90 anos, por participação no fuzilamento de "ao menos 117 oficiais italianos" em setembro de 1943, na ilha grega de Cefalônia. A condenação, anunciada nesta sexta-feira (18), ocorre uma semana após a morte do ex-oficial da SS Erich Priebke.
 
O nazista faleceu em Roma, aos 100 anos de idade, no último dia 11. Erich Priebke foi um Hauptsturmführer (capitão) da SS -- organização militar ligada ao partido nazista de e a Adolf Hitler -- durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1998, ele foi condenado à prisão perpétua por participação no Massacre das Fossas Ardeatinas, em Roma, em março de 1944, no qual 335 civis italianos perderam a vida pelas mãos das forças nazistas.

Há uma semana, porém, um impasse político e social impede que o nazista seja enterrado. Algumas cidades italianas, incluindo Roma, e o governo da Argentina (país onde ele viveu após a Segunda Guerra Mundial) se recusaram a receber o corpo de Priebke, que permanece em um aeroporto italiano à espera de uma decisão oficial.


www.ansabrasil.com.br

Il primo censimento verde dell'Amazzonia

Il noce del Brasile è una delle specie iperdominanti in Amazzonia (fonte: Hans ter Steege) 
 Il noce del Brasile è una delle specie iperdominanti in Amazzonia (fonte: Hans ter Steege)
 
In Amazzonia vivono 390 miliardi di alberi appartenenti a 16.000 specie diverse: tra queste si distinguono 227 specie 'regine' che dominano incontrastate, popolando da sole circa la metà della foresta. Sono questi i numeri del primo censimento 'verde' condotto da una task force di oltre cento esperti da tutto il mondo. Pubblicato su Science, il censimento aiuterà a sviluppare strategie più mirate per tutelare questo polmone della Terra, oltre che a valutare meglio la sua influenza sul clima globale.

I dati per il censimento derivano da oltre mille ricerche condotte direttamente sul campo nell'arco di dieci anni nell'area che comprende sia il bacino del Rio delle Amazzoni che il cosiddetto 'scudo' della Guyana. Componendo le tessere del mosaico, è stato possibile definire per la prima volta la numerosità e la distribuzione spaziale di migliaia di specie di alberi, come il famoso albero del cacao o il noce del Brasile.

Tra le 16.000 specie censite, i ricercatori ne hanno individuate 227 che da sole danno vita a quasi la metà di tutti gli alberi della foresta: queste specie, battezzate come ''iperdominanti'', si sono specializzate per vivere in particolari habitat, come le paludi e le foreste di sabbia bianca, e rappresentano i pilastri su cui si basano gli ecosistemi di questa regione, tra i più ricchi di tutto il pianeta.

Il censimento ha permesso poi di identificare per la prima volta quella che è la specie più diffusa in assoluto in Amazzonia: si tratta della Euterpe precatoria, una palma che può raggiungere anche i 20 metri di altezza. Sono invece circa 6.000 le specie più rare, che contano meno di mille esemplari: per questo potrebbero essere direttamente incluse nella lista rossa delle specie a rischio stilata dall'Unione internazionale per la conservazione della natura (Iucn). Queste specie sono talmente rare che potrebbero estinguersi addirittura prima che qualche ricercatore possa scoprirle.

www.ansa.it

Partita oggi operazione Mare Nostrum

E' partita oggi l'operazione militare e umanitaria nel Mediterraneo meridionale chiamata Mare Nostrum che vede impiegato il personale e i mezzi di Marina Militare, Esercito, Aeronautica Militare, Carabinieri, Guardia di Finanza, Guardia Costiera. L'operazione prevede il rafforzamento del dispositivo italiano di sorveglianza e soccorso in alto mare già presente, con l'obiettivo di aumentare il livello di sicurezza della vita umana ed il controllo dei flussi migratori.

www.ansa.it

A Milano le più belle foto naturalistiche

A Milano le più belle foto naturalistiche Torna al Museo Minguzzi di Milano, dal 19 ottobre al 22 dicembre, Wildlife Photographer of the Year.

In esposizione le ultime 100 immagini premiate al più prestigioso concorso di fotografia naturalistica del mondo, indetto dal Natural History Museum di Londra con il Bbc Wildlife Magazine e arrivate in Italia grazie all'esclusiva concessa dal Museo londinese alla PAS EVENTS di Torino.

La mostra articolata sui quattro piani del Museo, consente di immergersi in un viaggio affascinante negli aspetti più incontaminati e sorprendenti della natura che gli autori hanno catturato  grazie alla loro conoscenza dell'ambiente, alla capacità di esprimersi con la macchina fotografica, alla creatività, alla pazienza e naturalmente alla passione.

Il premio si tiene ogni anno dal 1964 e in questa edizione ha visto la partecipazione di 98 paesi, con oltre 48.000 concorrenti che sono stati selezionati da una giuria di stimati esperti e fotografi naturalisti, proclamando i vincitori di ognuna delle categorie in gara.

Sarà inoltre ospite del Museo Minguzzi l'artista milanese Michele Vitaloni, rappresentante di spicco della Wildlife Art e dell'iperrealismo scultoreo a livello internazionale, che correderà lo spettacolo fotografico della mostra con alcune affascinanti sculture di animali di grandi dimensioni.


www.ansa.it

Refugiados sírios acampam em estação de trem em Milão, na Itália

Da Reuters

Mulher síria está refugiada na estação de trem em Milão (Foto: GIUSEPPE CACACE/ AFP) 
Mulher síria está refugiada na estação de trem em Milão (Foto: GIUSEPPE CACACE/ AFP)
 
Cerca de 200 refugiados que fogem da guerra civil na Síria estão acampados na estação ferroviária central de Milão após muitos terem sido impedidos de deixar a Itália ao tentar alcançar o norte da Europa.

Muitos dos refugiados, grande parte crianças, estão instalados em uma pequena sala na estação perto de uma loja do McDonalds. Outros dormem nos corredores enquanto esperam a permissão para viajar ao norte da Europa por razões humanitárias.

"Eu quero ir para a Alemanha, onde minha irmã, meu pai e minha mãe moram", disse Amina, de 33 anos, que fugiu de Damasco com o marido e três filhos, após sua casa ser destruída. Eles estão na estação há cerca de um mês.

"Quero que meus filhos possam ir à escola e eu quero um emprego para mim e meu marido. Mas acima de tudo precisamos de água e comida", disse ela à Reuters.

A Itália tem sido um trampolim para os imigrantes que buscam uma vida melhor na União Europeia, mas os combates na Síria e a agitação no norte da África aumentaram o fluxo de refugiados que fazem viagens perigosas à costa sul do país em barcos frágeis, muitas vezes partindo da Líbia.

No entanto, autoridades de França, Suíça e Áustria enviaram de volta muitos refugiados vindos da Itália porque eles não têm documentos de viagem.

Os sírios na estação de Milão estão evitando pedir asilo na Itália, que sofre uma recessão econômica, o que iria forçá-los a permanecer no país. Em vez disso, aguardam uma autorização para viajar a outros países da UE, disse a assessora para questões trabalhistas Andreina Rossitto.

Depois de chegarem à Itália de trem, eles têm o objetivo de viajar a países como Alemanha, Noruega e Suécia, onde acreditam que terão mais apoio, disse à Reuters um funcionário de uma entidade de apoio.

mais