sexta-feira, 28 de março de 2008

Ferragamo comemora seus 80 anos de moda em Xangai


Nesta sexta-feira, a marca italiana Ferragamo completa seus 80 anos de história no circuito da moda internacional e comemora com festas, desfile e exposição bem longe da Itália ou Estados Unidos, palcos de seu sucesso. Por opção da própria família, as comemorações acontecem em Xangai, aos pés do mundo oriental. "Xangai representa a cultura, representa o passado, mas também o futuro. É o cenário perfeito para o nosso aniversário", disse Ferruccio Ferragamo, um dos cinco filhos do fundador da marca, Salvatore Ferragamo, e que hoje gerenciam a empresa.

A marca -- famosa por suas bolsas, vestidos, os novos perfumes e relógios, mas, sobretudo, por causa da criatividade na criação de seus calçados -- escolheu o Museu de Arte Contemporânea da nova Xangai e o novo terminal de cruzeiros internacionais (sobre o rio Huang Pu, com vista para o moderníssimo bairro de Pudong) para realizar a grande festa. Com curadoria de Stefania Ricci e Cristina Morozzi, a mostra organizada especialmente para ocasião (e abrigada pelo museu) percorre todas as etapas da história dos Ferragamo, desde a imigração de Salvatore e seus irmãos aos Estados Unidos, até a volta à Itália, para a cidade de Florença (sede da empresa desde a sua fundação, em 1928). Um momento bastante explorado pela exposição é o encontro da precisão dos sapateiros italianos com o despojo das produções de Hollywood, onde Salvatore trabalhou e ficou amigo de grandes atrizes como Mary Pickoford, Joan Crawford, Pola Negri e Gloria Swanson, calçando-as em sua carreira.

Presente na China há 15 anos e com 31 pontos de venda no país atualmente, a Ferragamo aposta no sucesso longínquo. "Acreditamos que ainda exista espaço para crescer", afirma o filho Ferruccio, bastante confiante. China e Japão representam 50% dos lucros da empresa, que foram de 687,4 milhões de euros em 2007. Presente na inauguração da mostra e diante da história da marca, o embaixador italiano Riccardo Sessa afirmou essa é "a criatividade que só a Itália tem". A jornada de comemoração foi concluída em Xangai com um desfile de moda e mais de mil convidados, inaugurando também o novo terminal de cruzeiros sob a cordilheira de arranha-céus que compõem o horizonte da cidade.

Da Ansa

Nenhum comentário: