sexta-feira, 28 de março de 2008

Mozarela de búfala, ainda em xeque


As autoridades italianas começaram hoje a retirar do mercado a mozarela de búfala contaminada com dioxina e a Comissão Européia declarou-se satisfeita com a medida. "Não existem razões para atuar na União Européia", afirmou uma porta-voz da Comissão, segundo a qual "em breve tudo voltará à normalidade". De acordo com a porta-voz, o nível de dioxina encontrado na mozarela não apresenta riscos imediatos para a saúde. "Para falar de toxicidade para o homem é necessário estar exposto ou ingerir quantidades de dioxina de cinco a dez vezes superiores aos limites admitidos. Não é esse o caso. Poderia se falar de risco somente se um produto contaminado no nível da mozarela de búfala fosse muito consumido e por muito tempo", explicou Nina Papadoulaki, porta-voz da comissária para a Saúde, Androula Vassiliou.

O anúncio da retirada dos produtos que não seguem as normas sanitárias foi dado hoje em Nápoles pelo vice-premier italiano, Massimo D'Alema. "O governo adotará hoje as medidas discutidas com a União Européia para retirar do mercado os produtos inadequados, para devolver a segurança aos consumidores italianos e estrangeiros", anunciou D'Alema, acrescentando que o governo "está atuando para revalorizar o produto que é fundamental para a economia da região da Campânia". "Esperávamos essa decisão por parte da Comissão Européia e estamos satisfeitos, porque fizemos um meticuloso trabalho para dar todas as informações úteis e tranqüilizar a UE e os consumidores", declarou o ministro da Agricultura da Itália, Paolo De Castro. "Soubemos com satisfação da posição da Comissão, que levou a questão da mozarela de búfala da Campânia às suas corretas dimensões", afirmou Manuel Jacoangeli, porta-voz da representação italiana perante a UE. No atual contexto, "iniciativas preventivas de cada um dos Estados da UE estariam, em nossa opinião em contraste com a idéia comunitária", acrescentou o porta-voz. Segundo Jacoangeli, seriam medidas "não justificadas, em razão das rigorosas medidas nacionais tomadas imediatamente pela Itália".

A Coréia do Sul, que foi o primeiro país a suspender as importações da mozarela de búfala da Campânia, retirou o bloqueio para os demais queijos italianos, enquanto o Ministério da Saúde japonês deu hoje permissão à retomada da importação do produto, incluindo a mozarela proveniente da Campânia.

O governo da França suspendeu o bloqueio à venda de mozarela de búfala poucas horas depois de adotar a medida, informou hoje o Ministério da Agricultura francês. Em um comunicado oficial, o ministério declarou que a decisão de suspender o bloqueio foi tomada logo após terem recebido "as aguardadas garantias por parte das autoridades italianas sobre a ausência de comercialização em território francês de produtos atingidos pela contaminação de dioxina provenientes da região da Campânia".

Da Redação do AI com informações da Ansa

Nenhum comentário: