domingo, 13 de abril de 2008

Eleitores votam em Milão apesar do ceticismo e desânimo

Em Milão, cidade do norte da Itália e feudo de Silvio Berlusconi, os italianos pareciam desiludidos a caminho das urnas neste domingo, pois duvidam da capacidade dos políticos para salvar a economia em crise. A maior parte das conversas gira em torno do custo de vida e do medo de ver a Itália atrasada em relação aos outros países europeus. No colégio Dante Alighieri, em um bairro de classe média onde vota o líder conservador e candidato Silvio Berlusconi, estas preocupações estavam presentes com os eleitores.

O líder de centro-esquerda e ex-prefeito de Roma, Walter Veltroni, prometeu uma "bonificação" a partir de julho para as pensões menores e Berlusconi um aumento segundo o custo de vida. Mas em janeiro, a alta foi de apenas 1%. Em Milão, capital econômica do país, as eleições acontecem sem maiores problemas.

Os telefones celulares foram proibidos nas baias de votação. Fotografar o voto assim que ele é emitido para servir como prova é uma prática comum nas regiões onde a máfia possui influência e negocia votos, em especial no sul do país.

Com informações da AFP

Nenhum comentário: