sexta-feira, 30 de maio de 2008

Mau tempo na Europa

Duas pessoas morreram e outras duas estavam desaparecidas ontem devido a um deslizamento de terra no Piemonte, região do norte da Itália castigada por uma onda de mau tempo, informou a imprensa italiana. A região se encontra em estado de alerta.





A televisão estatal RAI divulgou imagens impressionantes do aumento no volume de rios e alertou que algumas pontes e estradas da região estão impraticáveis. O Ministério da Defesa anunciou o envio de homens e helicópteros para a área para ajudar as equipes de socorro, que evacuaram, em Turim, 50 pacientes de um hospital.


Em Villar Pellice, perto de Turim, um deslizamento de terras destruiu uma casa. Sob os escombros, as equipes de socorro encontraram o corpo de um senhor. Uma mãe e seu filho, que moravam na casa soterrada, estão desaparecidos, de acordo com os serviços italianos de Defesa Civil. O cadáver da segunda vítima foi achado em um veículo, também atingido pelo deslizamento.

A circulação pelos túneis do Monte Branco e do Fréjus, que ligam Itália e França, por intermédio dos Alpes, ficou fechada na quinta à tarde para os caminhões, por causa da inundação em um trecho da pista, segundo as autoridades francesas.



Uma chuva torrencial inundou Ajaccio - foto abaixo - capital da Córsega, uma ilha do Mar Mediterrâneo e região administrativa da França, nesta sexta-feira (30). De acordo com os meteorologistas locais, índice de precipitação de 148 mm quebrou um recorde desde 1949. A tempestade parou a cidade e dezenas de carros foram encobertos pela água. Várias estradas foram bloqueadas. (Foto: Stephan Agostini/AFP)


Na França, a companhia ferroviária SNCF anunciou a suspensão preventiva do tráfego de trens entre Lyon e Turin da noite de quinta até a manhã de sexta-feira, em razão das fortes chuvas que caem na região de Savóia (sudeste) e que elevaram o nível do rio Arc. O serviço meteorológico francês emitiu um "alerta amarelo" para as regiões de Savóia, Isère e Drôme, diante do risco de inundações.

Na Bélgica, diversas ruas foram cobertas pelas águas na cidade de Liege (leste) após uma violenta tempestade, mas não há informação sobre vítimas. A inundação em Liege carregou vários carros por dezenas de metros e deixou sob as águas um ramal ferroviário e diversas casas, segundo imagens gravadas por cinegrafistas amadores e divulgadas pelas TVs belgas.

Da Redação com agências internacionais de notícias

Nenhum comentário: