terça-feira, 14 de outubro de 2008

Brasil é homenageado na 3ª edição do Festival Internacional do Cinema de Roma

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura e o ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior) levarão uma delegação de produtores para participar do Business Street, rodada de encontros entre produtores e distribuidores de todo mundo, que acontece na terceira edição do Festival Internacional do Filme de Roma, que se realizará de 22 a 31 de outubro, em Roma na Italia.

Nomes importantes como os atores Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos e Christiane Torloni, convidados de honra do Festival, compõem a delegação da Câmara Italiana.

O Brasil será o tema de “Occhio sul Mondo” (Olhar sobre o Mundo). Após a experiência positiva do ano passado, quando o Festival celebrou a cultura da Índia, neste ano “Occhio sul Mondo” será uma verdadeira lente de aumento sobre o cinema, a arte, a música e a literatura brasileiras.

A terceira edição do Festival de Roma será aberta em 22 de outubro, com um grande evento a ser realizado numa das praças mais bonitas do mundo, Piazza Navona, onde também está a sede da Embaixada Brasileira, com a exibição de dezenas de artistas, músicos e bailarinos. A performance, dirigida pelo famoso músico Arto Lindsay, e cenografia de Ernesto Neto, será inspirada pelas tradições dos blocos de Carnaval e pelas harmonias da Bossa Nova, que celebra seu cinqüentenário exatamente neste ano, e vai preceder uma homenagem ao cinema brasileiro, que contará com a presença do diretor Nelson Pereira dos Santos, da atriz Fernanda Montenegro, dos atores Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos, Christiane Torloni e do cantor Caetano Veloso.

A seção Focus será inaugurada com a projeção do filme "Estômago", de Marcos Jorge, e exibirá 10 filmes brasileiros apresentados pela primeira vez na Europa e no mercado internacional. Uma rica retrospectiva com filmes, documentários e encontros com diretores de cinema, em que os artistas brasileiros apresentarão ao público do Festival a cultura do Brasil. Também dentro desse ciclo estão previstos encontros com os diretores João Moreira Salles e Eduardo Coutinho.

Entre os filmes, estarão presentes Os desafinados, de Walter Lima Junior, e O signo da cidade, dirigido por Carlos Alberto Riccelli, filme vencedor da última edição do Festival Internacional do Filme de Brasília que, através de uma criativa série de episódios, apresenta um lúcido retrato da cidade de São Paulo. “Occhio sul Mondo” será também a ocasião para que o público italiano conheça o talento do extraordinário diretor João Moreira Salles.

Protagonista de “Occhio sul Mondo” será também a arte brasileira. O Festival de Cinema exibirá, pela primeira vez na Itália, uma mostra fotográfica inteiramente dedicada ao trabalho de Pierre Verger. Serão mostradas ao público 70 obras inéditas de um dos fotógrafos que melhor conseguiu interpretar a alma brasileira.

Site do Festival

Divulgação: CIBCI

Nenhum comentário: