O inverno italiano 2009-2010 será o mais frio dos últimos 20 anos, bastante chuvoso e com oscilação de temperaturas altas e baixas, aponta um estudo feito pelo Centro Meteo Epson de meteorologia através do portal www.meteo.it.
As previsões levam em conta as mudanças atualmente em curso relacionadas ao sol, aos ventos equatoriais e às neves na Eurásia.
Será um período frio com temperaturas amenas, apesar de mais baixas do que a média. Entre as causas está o fato de que a região não será influenciada pela presença do fenômeno El Niño -- que aquece anormalmente as águas superficiais do Pacífico, afetando todo o clima global.
De acordo com o Meteo.it, o país europeu enfrentará uma temporada que alternará períodos quentes, com pouca chuva e neve, a outros, mais frequentes e mais longos, bastante frios e acompanhados de precipitação intensa.
O meteorologista Mario Giuliacci afirma que o inverno oscilante está relacionado ao sol, que há três anos atingiu o número mínimo de manchas solares (que indicam a atividade magnética na superfície solar) em seu ciclo.
A queda no índice de manchas solares demonstra uma baixa quantidade de calor enviada à Terra.
Além disso, os sinais atuais não demonstram o início da retomada da atividade solar, já que o ciclo atingiu a duração de 13,5 anos (o valor médio é de 11 anos). Nos últimos 100 anos, somente entre 1911 e 1914 o sol havia se mostrado "insolitamente preguiçoso" como agora.
imagem http://www.panoramio.com/
Um comentário:
Bom dia,
Gostaria de saber vocês podem me ajudar a divulgarem meu Blog. www.andreeseussonhos.blogspot.com.
Resumindo: É uma história que conta um pouco sobre minha trajetória até aos 18 anos em um abrigo de crianças abandonas e que aos 20 anos descobri que eu tinha um irmão que tinha sido adotado, e aos 28 anos descobri que ele mora na Itália.
Obrigado.
André Luiz
Postar um comentário