quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Modelo de certidão de nascimento muda a partir de 1º de janeiro


Documento vai seguir padrão nacional, mais simples e seguro.     Entre as novidades, estão variação de tamanho e de dados inseridos.

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

Os cartórios vão passar a emitir um novo modelo de certidão de nascimento a partir de 1º de janeiro. O documento vai seguir um padrão nacional, que tem o objetivo de ser mais simples e seguro.


A certidão de nascimento é o primeiro documento na vida de uma pessoa. É o que lhe garante cidadania. Apesar disso, estima-se que, só no ano passado, quase 250 mil crianças deixaram de ser registradas no país.

O novo documento possui o número de matrícula que identifica o cartório, o ano, o livro e a folha na qual foi feito o registro. O número poderá ser acessado pela internet e será reconhecido em todo o país.

Outra novidade é que, agora, existe apenas um espaço para filiação, que pode ter só o nome da mãe ou do pai. Dados como a profissão dos pais não são necessários. Já o tamanho pode ser o tradicional ou um menor.

A certidão também deve incluir o número da declaração emitida pela maternidade. Dessa maneira, deve ser mais fácil comparar o número de pessoas que nasceram e as que foram registradas. A primeira emissão é gratuita.

Nenhum comentário: