Na Região Toscana, mais precisamente na cidade de Firenze è muito comum ouvir a palavra "bischero" e seus derivados: "bischerata", "bischeraccio"... Mas o que significa esses termos? Qual é a sua origem?
Voltamos a aproximadamente a 08 séculos atrás...
Era uma vez, uma rica familia fiorentina que era composta por vários mercadores e que tinha como sobrenome "Bischero". A familia Bischero era proprietária de vários palácios e terrenos próximos a zona que atualmente encontramos a Piazza Duomo em Firenze. Naquele tempo, o Comune (traduzindo para o português: prefeitura) de Firenze necessitava adquirir aqueles terrenos para iniciar a obra da atual catedral fiorentina e ofereceu a familia Bischero uma notável soma de dinheiro. Porém, os Bischeri rejeitaram a proposta do Comune e não efetuaram a venda. A Comune então, fez diversas outras ofertas de compra, com quantias cada vez mais altas na tentativa de que os Bischeri vendessem o terreno. Os Bischeri, por sua vez, sempre rejeitavam a proposta do Comune, pois eram seguros que o preço oferecido pelo comune seria cada vez mais alto.
Você consegue imaginar o que foi que o Comune fez?
Casado de tantas rejeições, o Comune adquiriu forçadamente a propriedade daqueles terrenos, através de um Decreto de expropriação e com um pagamento irrisório comparando com aquele oferecido inicialmente. Os Bischeri numa tentativa de comportar-se com muita astucia e esperteza e acabaram obtendo um resultado totalmente contrário aos seus interesses.
Daquele dia em diante, os fiorentinos compararam a familia dos "Bischeri" como um exemplo de estupideza e assim nasceu o termo Bischero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário