sábado, 26 de junho de 2010

Cristais de Murano "made in China"

A Polícia Financeira italiana confiscou ontem(25) cerca de 11 milhões de objetos vendidos de forma fraudulenta como vidros de Murano, a ilha veneziana reconhecida mundialmente pelo seu trabalho artesanal em vidro, quando na realidade eles eram importados da China.

Fontes oficiais indicam que os bens apreendidos (vasos, castiçais, máscaras, crucifixos, colares, brincos e outros itens), foram achados nos depósitos de duas empresas de Murano e uma de Jesolo, sempre em Veneza.

Os responsáveis pelas empresas substituíam as etiquetas originais de "made in China" por outras "made in Murano", e vendiam as peças com até 50% de desconto, prejudicando assim a concorrência.

PROMOVETRO MURANO ELOGIA AÇÃO DA POLÍCIA -  O Consórcio Promovetro Murano , que reúne empresas artesanais ativas que se dedicam à produção de vidro artístico na ilha veneziana, parabenizaram a polícia pela grande apreensão dos produtos falsificados.

"O Consórcio Promovetro Murano - destaca uma nota - desde a sua fundação luta pelo reconhecimento e a tutela dos cristais de Murano, trabalhando em sinergia com as empresas da ilha e com os comerciantes que compram o vidro original. Neste sentido, se fizeram progressos concretos, especialmente com a criação da marca Vidro Artístico Murano da Região do Veneto, que garante a autenticidade artesanal e originalidade do produto. Cabe lembrar o acórdão recente do Tribunal de Milão, que estabeleceu que os produtos produzidos fora da ilha não podem ostentar a denominação geográfica 'Murano'".

"Os empresários e trabalhadores locais estão fazendo grandes sacrifícios para manter viva a produção desta ilha. Além disso, para superar a crise da setor, é crucial combater fraudes e falsificações, uma batalha que o Consórcio Promovetro Murano defende todos os dias", acrescenta a nota.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Um comentário:

ines bachiega disse...

Quando estive em Veneza nossa guia nos alertou sobre as falsificações. Fomos visitar uma fábrica e ver como é produzido artesanalmente cada objeto. É realmente uma arte.