terça-feira, 1 de junho de 2010

Energia solar na embaixada italiana de Brasília

imagem arquivo virtual

Brasília, 1 jun, Ansa - A Embaixada italiana no Brasil apresenta hoje, em um evento em Brasília, o projeto que prevê a instalação de 405 painéis de energia solar que a tornará a primeira sede diplomática ecológica da capital brasileira.

O projeto prevê a instalação nos próximos quatros meses do primeiro lote de placas de energia solar com a intenção da embaixada se tornar autossuficiente do ponto de vista energético.

O projeto é parte da iniciativa "Embaixada Verde", promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, em conjunto com a Enel Green Power --uma das empresas do Grupo italiano Enel, dedicada ao desenvolvimento de energia sustentável, e com a coordenação das autoridades brasileiras.

Nos próximos quatro meses a instalação dos painéis deve ser finalizada e serão realizadas as ligações da implantação elétrica da embaixada com a rede de distribuição de Brasília.

A previsão é que até o final do ano a produção de energia solar seja de 50 KW e possa suprir boa parte da necessidade da sede diplomática italiana.
 
 
 
Ambasciata d’Italia
Brasilia
Brasília, 1º de junho de 2010.

No âmbito das iniciativas promovidas a favor do Meio Ambiente pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, hoje será instalado, no teto da Embaixada da Itália em Brasília, o primeiro lote dos 405 painéis fotovoltaicos que fazem parte do projeto “Embaixada Verde”, realizado em colaboração com a empresa italiana Enel Green Power e em estreita coordenação com as Autoridades brasileiras competentes.
A instalação dos painéis será completada ao longo dos próximos 4 meses e serão realizadas ligações com o sistema elétrico da Embaixada e com a rede de distribuição da cidade de Brasília. Até o final do ano estima-se que a produção de energia fotovoltaica alcançará os 50 kW, capazes de atender à demanda de energia da Embaixada. A perspectiva é de tornar a Embaixada completamente auto-suficiente do ponto de vista energético.
“Num panorama de redução de gastos, o projeto “Embaixada Verde” – sublinhou o Ministro das Relações Exteriores Frattini – nasce da exigência de uma mais atenta e eficiente gestão da coisa pública e permite valorizar, entre as tecnologias de ponta disponíveis no campo das energias renováveis, uma fonte de energia com taxa zero de emissão da qual o Brasil dispõe em abundância.”

Nesse contexto foi fundamental a contribuição fornecida pela Enel Green Power, empresa líder no setor de energias renováveis e operante na Europa, Estados Unidos e na América Latina com aproximadamente 5.700 MW instalados.

O lançamento da iniciativa “Embaixada Verde” em concomitância com as celebrações em Brasília da Festa Nacional da República Italiana conjuga tradição, tecnologia e respeito pelo meio ambiente e manifesta o empenho do Ministério das Relações Exteriores da Itália e da Rede Diplomático-Consular italiana na procura de soluções ecos-sustentáveis para o exercício de suas atividades.

Nenhum comentário: