Olá queridos, tudo bem? Uma coisa que vem chamando muito a minha atenção nos meus estudos da cultura italiana é a chamada Tarantela. A tão famosa dança típica da cidade de Taranto, no Sul da Itália,
Segundo uma breve definição do Wikipédia, Tarantela é:
Uma dança popular e composição musical, em compasso binário composto (6/8), geralmente em modo menor, de caráter vivo, caracterizada pela troca rápida de casais (diz-se que dançar a tarantella a sós traz má sorte)
Historicamente, a palavra Tarantela está associada ao tarantismo, tarentismo ou tarantulismo - doença originada pela a mordedura da tarântula (aranha venenosa muito comum na Europa meridional), que provoca movimentos histéricos.
Segundo a crença popular, a toxina induziria à dança frenética - daí o nome tarantella. De todo modo, vocábulos como tarantela, taranta, tarantismo e similares, derivam do nome da cidade de Taranto, é dançada por um ou mais pares, e torna-se mais rápida à medida que vai avançando.
O ciclo ocorre algumas vezes, eventualmente ficando tão rápido que é muito difícil manter o ritmo. Em geral é conduzida por um cantor central e acompanhada por castanholas e tamborim.
Finalizando: Duas superstições sobrevivem até hoje: em uma delas, a tarantela é vista como manifestação da loucura induzida pela a mordedura da aranha; na outra, é recomendada como antídoto para os efeitos venenosos da mordedura.
Leia mais
http://maravilhasdaitalia.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário