O Ministério da Saúde da Itália divulgou uma nota no último dia 30 de julho onde esclarece que neste país é proibida a importação de leite e derivados do Brasil, depois que a imprensa divulgou uma noticia sobre o uso deste tipo de leite na produção de muçarela de búfala italiana.
"Com base na norma em vigor o país terceiro para ser autorizado às exportações de leite e laticínios deve constar das listas especificas predispostas na sede comunitária, possuir estabelecimentos reconhecidos, além de um plano de vigilância dos tratamentos farmacológicos aplicado aos animais em produção zootécnica e aprovado pela Comissão Européia", destaca a nota.
O Ministério italiano observa que "o Brasil não satisfaz os requisitos acima citados e por isso não são permitidas as importações de laticínios deste país", esclarece o documento.
O presidente da Confagricola, associação dos produtores agrícolas da região da Campania, sul da Itália, Michele Pannullo, disse que "a notícia publicada pelo Financial Times e reportada por vários órgãos da imprensa italiana sobre a suposta utilização de leite congelado de búfalas brasileiras para produzir muçarelas na Campania é uma verdadeira mentira".
A imprensa italiana publicou no dia 29 uma notícia onde se afirmava que as muçarelas de búfala da região da Campania, consideradas as de melhor qualidade na Itália, não seriam produzidas com leite local, mas sim com leite importado e congelado do Brasil.
com informações da www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário