As tradições italianas foram relembradas, no final de semana, na festa em Marilândia, no noroeste do Espírito Santo.
Pelo lugar música italiana tradicional. Muita gente de várias idades se reuniu para lembrar a história dos descendentes. “É como se a gente estivesse vivendo o que não viveu. Eu acho muito interessante”, disse a estudante Jéssica Bravin Ferrari.
A moretina, também conhecida como mora, é um jogo italiano que atravessou o oceano e ainda é preservado no município. Mas para jogar bem tem um segredinho. “O jogo de mora é bom depois que a pessoa toma um vinho ou uma pinga para animar”, orientou o agricultor Vítor Drago.
Não poderia faltar a culinária típica italiana, com tudo da roça. O queijo é feito no interior do município pelos próprios produtores da região e a bela polenta, com o fubá ainda moído no moinho de pedra. Também não poderia ficar de fora o prato principal: o macarrão caseiro da nona.
Na quarta-feira, os produtores mostraram todo potencial da agroindústria da região. Todos os produtos são feitos pelas artesãs do interior dos nove municípios que fazem parte da região turística. Os visitantes aproveitaram, compraram e aprovaram.
Cerca de oito mil pessoas participaram dos três dias da Festa Italiana de Marilândia.
Assista ao vídeo
http://globoruraltv.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário