Os estrangeiros que desejam obter visto de permanência na Itália (permesso di soggiorno), para residentes de longo prazo, terão que se submeter a partir do dia 9 a uma prova de conhecimento da língua italiana, de acordo com o decreto publicado em 4 de junho passado pelos ministros Roberto Maroni (Interior) e Mariastella Gelmini (Educação).
Para tanto, os estrangeiros interessados poderão enviar seu pedido para um endereço eletrônico específico do Ministério do Interior (www.testitaliano.interno.it) e serão convocados para a prova em até 60 dias.
O exame, esclareceram fontes oficiais, será realizado através dos meios informáticos, mas o estrangeiro também pode optar por fazê-lo pessoalmente.
A prova foi estruturada a partir da compreensão de textos curtos, frases e expressões de uso frequente no idioma italiano, e seu conteúdo, critérios de pontuação e duração foram estabelecidos de maneira uniforme por todo o país.
Para ser aprovado, o candidato deve conseguir pelo menos 80% da pontuação máxima. Se o resultado for positivo, o estrangeiro poderá então apresentar seu pedido de permissão de estadia na repartição policial pertinente que, após verificar os outros requisitos, emitirá o documento.
No caso do candidato ser reprovado, ele poderá solicitar a repetição do exame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário