A pizza napolitana 'DOC' corre o risco de ter uma vida curta e pode perder o selo de reconhecimento da União Europeia - conseguido em 2009, após uma luta que durou vários anos - de Especialidade Tradicional Garantida (STG).
A proposta aprovada hoje em Bruxelas para reforçar a política de qualidade dos alimentos na Europa, pretende suprimir os "STG" que não protegeram seu nome, como é o caso da 'Pizza Napoletana', mas só sua receita.
Foi o que disseram à ANSA especialistas da UE, explicando que, se a proposta da Comissão for aceita pelo Conselho Europeu, a 'Pizza Napoletana STG' poderá sobreviver no máximo até 2017.
A Itália, dizem os especialistas, para proteger o selo STG deveria portanto apresentar um novo pedido de registro à UE, acrescentando outro termo à denominação atual, por exemplo 'Pizza Napoletana Verace' ou 'Pizza Napoletana Tradizionale'.
O raciocínio dos especialistas visa reduzir ao mínimo o risco dos consumidores serem induzidos ao erro, quando podem ter à sua frente tanto uma pizza napolitana STG (que deve respeitar normas rigorosas de produção), como uma pizza napolitana que de napolitana só tem o nome.
www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário