São Paulo - São Caetano do Sul confere título de cidadão honorário ao deputado italiano e Conselheiro do Comites São Paulo Fabio Porta. A distinção foi conferida em ocasião do "Dia do Imigrante" e da celebração dos 150 anos da unidade italiana.
Durante a cerimônia oficial, presidida pelo vereador Sidnei Bezerra da Silva, presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul (SP), o deputado italiano Fabio Porta, vice-presidente do Comitê Permanente dos italianos no exterior da Câmara dos Deputados, foi agraciado com o título de cidadão honorário da cidade. A sessão solene foi realizada em 21 de fevereiro passado, data nacional comemorativa ao dia do imigrante italiano no Brasil.
A iniciativa foi do vereador Edgar da Nóbrega, que, ao explicar às autoridades e à platéia presente, destacou a profunda ligação do deputado italiano com a cidade e com o mundo da imigração italiana no Brasil e no mundo.
"Estou realmente honrado e emocionado por este reconhecimento - disse o parlamentar eleito na América do Sul - e isso principalmente porque São Caetano do Sul é uma cidade muito especial para mim: um dos principais centros de imigração italiana no Estado de São Paulo e uma das primeiras sedes no Brasil do Patronato de assistência aos trabalhadores, da UIL, ITAL".
O deputado do Partido Democrático recordou, no seu breve discurso, a imprescindibilidade da compreensão do fenômeno migratório italiano no mundo para uma leitura objetiva e completa dos 150 anos de história unitária da Itália: "Não haveria a Itália moderna e industrial que todos conhecemos sem a epopéia da emigração italiana do fim do século XIX e princípios do século XX; da mesma forma, a construção unitária e democrática do país se deve aos tantos emigrados que no curso da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, voltou para combater ao lado de seus compatriotas a defesa da independência e da liberdade" - concluiu o parlamentar. (Fonte: Gabinete de Imprensa On. Fabio Porta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário