Por Lorenzo Dolce - Analisar e aprofundar as questões turísticas nacionais e locais, em uma lógica participativa, de colaboração e de sistema, mas também valorizar, em termos de hospitalidade, o interior e a parte de montanha do Abruzzo, colocada à dura prova pelo terremoto de 6 de abril de 2009. Estes são apenas alguns dos objetivos do Tourism Day 2011, um evento de três dias de debates e discussões sobre as políticas para a revitalização da indústria do turismo, de hoje até domingo (22) em Roccaraso (L'Aquila).
O tema central da primeira edição desta iniciativa, organizada pela Superintendência do Desenvolvimento do Turismo da Região do Abruzzo, será "O turismo na Itália do futuro"', isto é, um turismo entendido como um instrumento estratégico, capaz de competir com os desafios dos países emergentes, e da oferta de novas áreas e serviços turísticos em escala nacional e internacional.
No primeiro dia - que teve a participação da ministra do Turismo, Michela Vittoria Brambilla, e do presidente da Conferência das Regiões, Vasco Errani, se discutirão temáticas nacionais e as estratégias para relançar a indústria italiana do turismo. No segundo dia, o foco ficará para questões locais, como por exemplo as ''oportunidades de desenvolvimento e as estratégias do turismo no Abruzzo''. No domingo (22), na presença do subsecretário da presidência do Conselho de Ministros, Gianni Letta, se apresentará o Mundial Junior de Esqui Alpino ''Roccaraso 2012'', que se realizará nas pistas do Abruzzo.
Foi o Conselheiro Regional de Turismo, Mauro Di Dalmazio, na qualidade de líder nacional do turismo na Conferência das Regiões, a querer levar para o Abruzzo o debate sobre o futuro e as estratégias para promover o turismo no país. "O parterre político, institucional e comercial - disse ele - será de altíssimo nível, da ministra Brambilla, a Errani e a todos os representantes das associações nacionais. De Roccaraso, em suma, deve começar um debate político entre as Regiões e o governo para a revitalização do turismo no país''.
''Trata-se de um evento de importância nacional - acrescentou Di Dalmazio, para transformar o Abruzzo, e neste caso Roccaraso, no centro do debate e da convergência de todo o mundo institucional, privado e dos operadores do turismo nacional. Acreditamos que isso permitirá atingir múltiplos objetivos, incluindo o retorno midiático que irá consolidar a vocação turística da região. Será um momento extraordinário para o turismo do Abruzzo'', ponderou ele.
Marianna Scoccia, assessora do Turismo da província de L'Aquila, também expressou sua satisfação ao destacar a "importância da colaboração entre instituições e operadores'', falando também ''dessa grande oportunidade para que o turismo se torne a ponta de diamante de nossa economia''.
Palavras semelhantes foram proferidas pelo novo prefeito de Roccaraso, Francesco Di Donato, que disse estar muito feliz em sediar um evento sobre temas e questões vinculadas ao turismo, porque "'é justamente do turismo que vive Roccaraso".
www.ansa.it/www.italianos.it









Nenhum comentário:
Postar um comentário