Roma - Os "sampietrini" (pedras quadradas) retornarão em pouco mais de um ano à Via del Corso, uma rua comercial do centro histórico romano, depois de quase meio século em que foram removidas.
O retorno desta pavimentação antiga, somente na parte reservada aos pedestres, foi anunciada pelo assessor da capital das Obras Públicas, Fabrizio Ghera.
Os "sampietrini" romanos são amados ou odiados. Formados por placas porfiríticas pretas, colocadas umas ao lado das outras, foram idealizadas durante o pontificado do papa Sisto V (1566-1572).
Os defensores desse piso não querem abrir mão do símbolo de tempos passados, de uma Roma que conjuga antigo e moderno; enquanto os caminhantes regulares, principalmente idosos e mulheres de salto alto, preferem o mais confortável e menos perigoso asfalto.
O "piso dos tropeços", como também é conhecido, voltará então a pavimentar esta rua do centro histórico após 50 anos, um retorno que faz parte do projeto de devolver aos pedestres o Tridente, uma pequena área do centro romano entre três ruas: Balbuino, Ripetta e del Corso.
Em relação aos tempos, Ghera explicou que "a disputa está em curso e prestes a terminar, faltam alguns meses. Depois disso, começará a obra, que durará aproximadamente um ano".
Os "sampietrini" romanos marcam assim um "2 a 0" porque em 2008 também venceram a "batalha" na rua Nazionale.
Durante os trabalhos de reestruturação dessa rua surgiu um debate entre aqueles que olhavam com simpatia este tipo de pavimentação, e aqueles que eram contrários por conta das vibrações produzidas pela passagem dos veículos e o perigo para aqueles que transitavam de moto.
www.ansa.it/www.italianos.it









Nenhum comentário:
Postar um comentário