quinta-feira, 21 de julho de 2011

Os 130 anos de Pinóquio

Florença - Pinóquio, o personagem infantil amado por crianças e adultos e cujo nariz crescia quando dizia mentiras, comemorou seus 130 anos de vida e foi homenageado no começo do mês no mercado histórico de San Lorenzo, em Florença, cidade natal de seu autor, Carlo Collodi.

O mercado, no centro histórico da cidade, se transformou por um dia em um teatro para crianças, dando vida às aventuras deste boneco de madeira criado em 1881 por Collodi, cujo nome verdadeiro era Carlo Lorenzini.

"As aventuras de Pinóquio" começaram a ser publicadas no Giornale dei Bambini (Jornal das Crianças) em julho daquele ano, com ilustrações de Enrico Mazzanti, que posteriormente se tornariam os dois primeiros capítulos da história. Elas foram publicadas até janeiro de 1883, quando finalmente saiu o livro.

Foi assim que as aventuras do boneco de madeira, com formato de criança - que ganhou vida graças ao desejo do carpinteiro Geppetto de ter um filho, se tornaram famosas na Itália e hoje são um clássico da literatura infantil universal.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: