segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ministros aprovam decreto sobre Roma

Roma - O Conselho de Ministros da Itália aprovou hoje um decreto que transfere alguns poderes do Estado à região do Lácio, onde está localizada à capital do país, Roma.

Foi a primeira reunião do Conselho de Ministros sob a gestão do novo premier Mario Monti e durou mais de duas horas.

"Aprovamos o projeto 'Roma Capital'. Eu sou romano e me parece uma coisa importante a fazer", disse Andrea Riccardi, ministro para a Cooperação Internacional.

O decreto "Roma Capital" foi aprovado em primeira leitura. Ele também é o segundo decreto que estabelece a transferência de poderes ao Lácio.

O texto modifica o status da cidade e confere a Roma novas competências em matéria de comércio, edificação, transporte e planejamento urbano, entre outras coisas.

"Expressamos profunda satisfação pela aprovação, no Conselho de Ministros, do decreto sobre Roma Capital. Hoje foi finalmente cumprida uma etapa fundamental para o reconhecimento político e institucional da cidade", disse a vice-presidente da bancada do partido Povo da Liberdade (PDL) na Câmara dos Deputados, Bárbara Saltamartini.

Já o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, contou que a Liga Norte, que integrava a base governista junto com o PDL durante a gestão de Silvio Berlusconi, se opôs ao decreto.

Monti passou os últimos dias trabalhando na elaboração do texto do decreto, que agora seguirá ao Parlamento italiano.

O primeiro-ministro tem programado um giro pela Europa para esta semana. Ele assumiu o cargo de chefe de Governo após a renúncia de Berlusconi, no último dia 12.

Nenhum comentário: