sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

'Cadeados do Amor' serão removidos

Roma - Símbolo da paixão, mas também fonte de divergências, os chamados "cadeados do amor" que romanos e turistas costumavam pendurar na ponte Milvio, sobre o Tibre - jogando depois a chave na água, como que simbolizando o amor eterno, serão removidos após uma longa controvérsia e para proteger o patrimônio arquitetônico.

Essa mesma situação já foi vivenciada emVeneza, em relação à ponte de Rialto, onde os lucchetti dell'amore estavam enferrujando a ponte mais famosa da cidade.

Entre os defensores da beleza urbana e os românticos do novo milênio, as discussões foram tão apaixonadas como daqueles que - acreditando no poder dos símbolos - se dedicaram nos últimos anos a trancar os cadeados para sempre, ou pelo menos com a esperança de eternidade.

O ritual começou com "Ho Voglia di te", um filme inspirado em romance homônimo do escritor Federico Moccia: neste caso, os cadeados colocados na ponte simbolizavam o amor indissolúvel entre os dois protagonistas, Babi e Step, interpretados por Laura Chiatti e Riccardo Scamarcio.

E assim, exatamente como o casal do filme, milhares de romanos e depois também de turistas, começaram a pendurar o símbolo de seu amor na ponte romana, que se tornou destino de curiosos e apaixonados de toda a Itália.

Posteriormente, essa prática acabou se transferindo para outras cidades europeias, mas não com essa polêmica toda.

www.italianos.it

Nenhum comentário: