sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Itália de 150 é celebrada em exposição de Florença

Florença - A Unificação da Itália é contada por meio dos soldadinhos de chumbo e das notas. A partir de amanhã, abrem as portas em Florença, no espaço expositivo do Ente CRF as mostras "Imagens do Ressurgimento. Soldadinhos de Chumbo da Coleção de Alberto Predieri" e "Da Lira do Ressurgimento ao Euro", que ficarão em cartaz até 28 de fevereiro de 2012.

     Com curadoria de Giuseppe Adduci e Franco Paoletti, a exposição dos soldadinhos reúne cerca de 900 peças feitas por artesãos italianos, provenientes da seção Risorgimento da coleção do professor Alberto Predieri, de propriedade do próprio Ente CRF, e de coleções disponibilizadas por privados.

     Em sua maioria, são soldadinhos de chumbo (no formato clássico de 54 mm) feitos pela empresa Antonini de Roma e que representam os Estados pré-unificação e o exército do novo Estado unificado italiano.

     Uma das 14 vitrines mostra as peças de 90 milímetros retratando o rei Vittorio Emanuele II e sua escolta com uma unidade do Regimento Genova de Cavalaria, peças únicas feitas por Francesco Antonini para o filme "A Condessa de Castiglione" de 1942.

     A exposição inclui pinturas sobre o Risorgimento, de propriedade do CRF, com destaque para três obras de Giovanni Fattori, e também da Fundação Spadolini Nova Antologia. As relíquias de época vêm do Museu Stibbert, da Fundação Spadolini e de coleções particulares.

"Da lira do Risorgimento ao euro" exibe 130 peças reunidas por Tullio Marrone, um florentino que dedicou grande parte de sua vida a montar coleções.

     De autodidata, em 40 anos de busca e catalogação, conseguiu juntar uma coleção de 210 exemplares que é apresentada ao público pela primeira vez por iniciativa da Câmara Municipal de Florença e graças à associação cultural Prima.

     A coleção abrange desde a série Moeda Patriótica emitida em Veneza em 1848, até as notas impressas pelo Banco da Itália em L'Aquila na Segunda Guerra Mundial, além de emissões para a África Oriental italiana.

     Também há emissões de vários bancos italianos antes de 1893, quando foi criado o Banco da Itália (o Banco Central do país) e as notas pré-unitárias, incluindo Cinque Lire a Sollievo dei Romani de 1867, um recibo para pagamentos em nome de Garibaldi e Mazzini.

     Entre outras curiosidades, a Moeda patriótica de 1848, impressa só de um lado, marca o início do caminho do Risorgimento que levará à Unificação do país e que foi emitida em Veneza quando o chefe do Governo Provisório da Nova República Veneta era Daniele Manin.

Nenhum comentário: