quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Rocinha terá rede wi-fi da Tim Brasil

Rio de Janeiro - A Telecom Itália anunciou que estenderá sua rede de wi-fi para a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, além de investir em telefonia fixa no Brasil. O anúncio foi feito pelo CEO da Tim Brasil, Luca Luciani.          O objetivo da empresa italiana é fechar 2011 com um aumento de 12% nos lucros, um valor equivalente a R$ 16 bilhões.

     A chave para o retorno à telefonia fixa, limitada à transmissão de banda larga, é o lançamento da Tim Fiber, nascida da aquisição de AES Atimus, que concretizou uma rede urbana de fibra ótica de 5.500 km em São Paulo e Rio de Janeiro e que, sozinhas, contribuem com 27% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

      Após se separar da Brasil Telecom em 2007 e abandonar o mercado, a Tim Brasil levará banda larga limitada para a transmissão de dados com até 100 mega no fixo nas duas cidades e potencializará os serviços móveis.

     "Com a Tim Fiber, pretendemos alcançar 1 milhão de ativações no fixo no prazo de cinco anos e a metade dos nossos clientes móveis", que atualmente são cerca de 60 milhões, disse Luciani.

     De um ponto de vista financeiro, a "Tim Fiber terá um impacto nos lucros da Tim Brasil de R$ 1 bilhão no médio prazo (2016)", acrescentou ele.

     O mercado brasileiro é fundamental para a operadora telefônica, onde é a segunda em telefonia móvel com uma cota de mercado de 26%.

Segundo Luciani, a parte da forte demanda vem das favelas, onde o governo tem realizado operações de pacificação em decorrência da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

     A Rocinha, que será a primeira favela a ser alvo de investimentos da Tim Brasil, foi ocupada pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) há poucas semanas.

     "Um novo tempo de paz começa agora e queremos mostrar essa nova realidade", disse o sargento do Bope, C. Soares, que participou das operações de pacificação na Rocinha, a maior favela da América do Sul, com seus 150 mil habitantes.

     A Tim Brasil instalou na Rocinha 25 antenas e oferecerá ligação gratuita para os serviços de utilidade pública, e ligações pagas para outros tipos de serviços com velocidade de até 54 Mbps.

Nenhum comentário: